Teste e avalição da Harley Road Glide Limited 2021

Jacaré testando a H-D Road Glide Limited 2021, em BH

Recebemos o convite da fábrica para testar a nova superestradeira Harley-Davidson Road Glide Limited 2021 ( já lançaram a 2022 com pouca coisa a mais de torque)

Ela é a topo de linha da marca, com carenagem envolvente e bolsas e um superkit eletrônico para facilitar a vida dos ocupantes e aumentar a segurança da pilotagem.
Uma moto fantástica por seus atributos principais, que são a ciclística excelente, o supermotor de 1.868 cc e a segurança, com o novo mecanismo eletrônico/mecânico RDRS – Reflex Defensive Rider Systems – o Controle de Tração e o C-ABS avançando, tudo integrado, que deixam o piloto tranquilo a moto muito segura.
Claro que ela tem uma imponência própria da marca, do seu visual grandão e belo, atraindo olhares a todo momento.
Ruim, foi recebê-la em dezembro de 2021, pois a chuva não é agradável para motocar, mas atrapalhou pouco como saberão lendo. Porém, aproveitei bem nos dias de chuva fraca, e não molhei nadinha, nem mesmo num temporal na volta de uma pequena viagem – exagero. Molhei, claro, entretanto, dado a eficiência do para-brisa abrangente, os pingos não atingem o rosto pois não há como andar de capacete fechado.

Jacaré testando a H-D Road Glide Limited 2021, em BH

Reconhecimento da máquina
Ao receber a moto na loja BH-Harley, em BH, (agradeço a simpatia e a presteza de todos de lá) já fiquei impressionado pelo tamanho dela, mais de 400 kg, o grande para-brisa e a carenagem envolventes e, principalmente, pelos equipamentos  que carrega: painel completo com muitos marcadores e uma tela de LCD sensível ao toque, computador de bordo, multimídia (som completo e conexão com telefone) e etc. e etc. e muitos botões de comando nos punhos.

Não precisa tirar as mãos do grande guidão para alterar comandos ou ativar outros. E são muitos viu? Praticidade e facilidades é o que mais tem nesta H-D surpreendente e imponente.
O banco também surpreende pois é um conforto só, é uma grande poltrona e nenhuma companheira vai reclamar de cansaço nas paradas – vai… mas é de descer dele quando acabar a viagem. E as mulheres também vão gostar do grande baú e dos bagageiros que cabem muuuita coisa mesmo, o que é muito útil para as longas viagens.

Andando e aprendendo nas ruas de BH
Bem, já ando de moto há mais de 40 anos, mas havia mais de 4  que não pilotava uma Harley tão volumosa e pesada. Então fui devagar com o andor…  Assim fui absorvendo, puxando da memória as experiências passadas e, curtindo, lógico, a sensação de poder ao pilotar esta maravilha.

                          Painel da H-D Road Glide Limited 2021, um dos mais completos do segmento e botões pra todo lado

Da concessionária BH-Harley até em casa já fui ambientando-me à moto. Pequei congestionamento nas vias urbanas e depois na BR-040. Fiquei temeroso, num primeiro momento, pelo peso e largura da moto, mas o equilíbrio é perfeito e os freios C-ABS. Em velocidade baixa freio traseiro é o indicado, mas nesta moto nem precisa isso, usa o que quiser e tudo ok, pois é equipada com o RDRS – Reflex Defensive Rider Systems – e o controle de tração que deixam tudo fácil: para rápido, nos semáforos, sem derrapar, sem sustos, e arranca devagarzinho ou forte sem sair “de banda mesmo em pista molhada –  o motor V2 tem muita força mas a eletrônica controla tudo. Ah e tem o sistema que impede a moto de voltar nas arrancadas em rampas, muito seguro e prático no caso de numa vacilada.

Senão…
Os únicos senões ficam pela dificuldade de encontrar o neutro no trânsito travado –, mas logo peguei o jeito – e, pela traseira mais dura nos buracos –  no trânsito urbano nem sempre se pude fugir deles, né? A suspensão dianteira é fantástica e supermacia, sem deixar a moto mole e com instabilidade nas altas velocidades. O calor nas pernas também incomoda um pouco quando muito tempo parado.

Pilotando de verdade na estrada
Bem… a melhor parte chegou. Quem nunca sonhou em ter uma máquina com um motor foooorte para acelerar com a sensação de poder no punho?
Com a moto Harley-Davidson Road Glide Limited dotada de um motor V2 com 1.868 cc isso é fácil. A o prazer é quase automático – e uma certa vaidade também aflora, não sejamos hipócritas, pois os olhares de curiosidade, pela novidade, e a inveja de grande parte, a gente percebe a todo momento. Normal né? Moto grande, poderosa, vistosa e bonita e com som alto ligado no rock, é incomum, não se vê toda hora. Mas a inveja também é pela nossa alegria  de estar desfrutando da liberdade, da pilotagem de uma grande máquina, no meio da semana, né? Eles não podem saber que é o nosso trabalho…

H-D Road Glide Limited 2021

A boa novidade e a facilidade
Para mim uns dos principais mecanismos eletrônico/mecânicos da Road Glide Limited é VHC, assistente de arranque. Ele facilita a vida do piloto nas paradas em subida ou descida, pois permite ficar parado, num semáforo ou onde quiser, sem ficar apertando os freios. Para acionar o VHC basta, ao parar, estando em ponto morto, apertar ou pisar com força a manete ou o pedal do freio, e o mecanismo é acionado e a moto fica automaticamente travada. Assim, a mão ou o pé estarão livres durante cinco minutos. Ao arrancar e começar a andar o VHC desliga-se automaticamente.

Motorzão é bom demais
Mas após pegar a estrada e sair dos limites da cidade, aceleramos aproveitando tudo de bom que oferece o modelo mais bem-equipado da H-D. Motor forte, conjunto de som, com caixas também atrás do garupa, bancos grandes, anatômicos e  superconfortáveis, carenagem e para-brisa  que protegem os ocupantes do vento e até da chuva mais leve e as pernas do piloto também. Eita conforto, sô.

A usina de força é um V2 de 1.868 cc com muita força. Ele permite acelerar na estrada durante muito tempo todo sem mudar de marcha, e quase esquecemos que tem câmbio. Outra tranquilidade é nas ultrapassagens quando basta torcer o cabo, digo o punho, pois o acelerador é acionado por fio elétrico, e a moto responde rápido e “decidida” deixando tudo para trás em segurança. Mas mesmo de súbito, em qualquer marcha, basta acelerar rápido e a força vem na arrancada forte e a gente fica feliz e se sente poderoso. Na cidade também ocorrem poucas trocas de marchas. Ajuda muito ter um motorzão e faz muita diferença na pilotagem. Vantagem de um torque muito forte.

O motor desta belezura trata-se de um V-2 (Twin-Cooled) Milwaukee-Eight 114, 1.868 cc, 8 válvulas, refrigeração mista, a líquido nos cabeçotes e, a ar nos cilindros e injeção eletrônica de combustível a gasolina. O poderoso torque de 16,52 kgfm chega aos 3.000 rpm. Já a potência não é declarada pela H-D. O câmbio tem 6 marchas.

                                                              Frontal da H-D Road Glide Limited 2021

Vento, chuvinhas e insetos etc. estão fora

Santa carenagem
O trabalho na aerodinâmica feito pela Harley na carenagem envolvente (e protegente tembém) e no grande para-brisa, merece parabéns. Pilotei quase que dentro de uma redoma e o vento não incomoda o rosto, as mãos e as pernas. Mosquitos e pedrinhas nas pernas não atingem o piloto, que segue abrigado até de chuvas mais leves, que não molham. Com chuvas muito fortes a carenagem e o para-brisa não fazem milagres mas ajudam muito a chegar a um lugar para vestir a capa de chuva sem se ensopar.
O para-chuva, digo para-brisa, cumpre sua função muito bem.
E o rádio segue ligado, sem impedimento de ouvir sossegado e nítido o rock, mesmo durante as altas velocidades e com chuva. Viva a tecnologia. Mas o melhor de tudo é chegar ao destino depois de rodar longo tempo e descer da moto descansado, sem dor nenhuma nos ombros ou nas pernas – a garupa tem mais conforto ainda com o encosto lombar. As poltronas cumprem seu papel maravilhosamente bem.

Estabilidade excelente
Esta supercustom á fácil e gostosa de pilotar, mas na estrada é melhor ainda. A estabilidade é seu ponto forte e é a toda prova.  Nem senti o peso dela e aproveitei de certa agilidade nas manobras rápidas de ultrapassagens ou nos desvios de algum buraco inesperado na pista, além, claro, das curvas fáceis de passar.
Mas nas ruas, o peso e as dimensões avantajadas impõe atenção e cuidados a aprender. É bom ter atenção onde para a máquina e coloca os pés, principalmente, pois senão, em se escorregando… há que chamar alguém para ajudar a levantar – ela tomba mais não cai literalmente pois os mata-cachorros seguram.

Contudo o desfrute maior é ao perceber como a ciclística desta H-D é boa demais. Facinha de comandar. Acelera e freia, com muita tranquilidade ou, se quiser com brutalidade e rapidez, mesmo nas curvas, pois o C-ABS (os freios funcionam juntos nas duas rodas) integrado com o mecanismo RDRS – Reflex Defensive Rider Systems H-D –  atua nos freios em conjunto com o controle de tração, que impede acelerações inesperadas e derrapagens na roda tracionada ou travamento dos freios. Uma segurança e tranquilidade sem tamanho.

Freio eficiente e seguro
O mecanismo RDRS Reflex Defensive é ativado em curvas e em pista molhada também. Por isso, nesse modelo H-D pode-se freiar à vontade sem sustos. Os freios são muito eficientes. E, devo destacar que mesmo num temporal o RDRS gera segurança e segui sossegado uma vez que a moto continua estável e firme na pista.

Curvas fáceis e gostosas
Mas o melhor é ver uma moto deste tamanho comendo curvas com facilidade e tranquilidade. Estabilidade a toda prova. Que sensação boa, viu? E nas altas velocidades nada de oscilação, mesmo tendo vento transversal. Nas as longas viagens isso é muito bom, oferecendo segurança e sossego na condução. Quanto a velocidade ela pode chegar fácil até aos 180 km/h. Ouvi falar, viu? E para ajudar no maior conforto, as suspensões na estrada são perfeitas e firmes. Na parte traseira o amortecedor tem calibragem que ajuda no caso de estar com muito peso.

Luxos e praticidades
O painel supercompleto de LCD com tela colorida de 6,5 polegadas de alta resolução sensível ao toque, sistema de navegação GPS e de reconhecimento de voz e marcadores analógicos, de temperatura, de combustível, etc., tudo do mais moderno e atual para a praticidade e o conforto dos ocupantes. E tem mais. Manoplas aquecidas; rádio com conjunto de som; Bluetooth, porta USB para conectar pen-drive; comunicador entre os ocupantes ou com o grupo de viagem; computador de bordo que, entre outras comodidades que não tive tempo de verificar, avisa sobre pressão dos pneus e conexão com internet e com o telefone. O piloto acredita estar no comando de uma limusine.

Baú e malas
A H-D Road Glide Limited tem três compartimentos de bagagem e são bem generosos para caber tudo que um casal precisa levar em viagem. E os acabamentos são excelentes, reforçado e com fechaduras muito boas, fáceis de abrir e que fecham bem. Um luxo e comodidade para levar de tudo

Quem quiser ver detalhes técnicos do motor visite:
https://jacaremoto.com.br/nova-superestradeira-h-d-road-glide-limited-2021-uma-supermoto-para-longas-viagens-com-conforto-e-seguranca/

                Finalizando: gostei
Moto aprovada. Para os amantes do V2 poderoso e com som característico, o modelo é uma maravilha. Eu Jacaré compraria uma destas Harley, se pudesse (custa mais de 220 mil), mas é moto para poucos felizardos.
Agradeço a H-D por esta fantástica e boa experiência proporcionada pelo empréstimo da moto. Para mim, de pouca vivência nesse tipo de moto grandona, foi muito boa a oportunidade. Aprendi muito. Pena é ter que devolver quando já estava acostumado.
Mas vejam bem, a H-D Road Glide Limited é um modelo projetado (uma das melhores supercruiser) para devorar (e viver) nas estradas; para viajar e rodar sem cansar. Dito isto, quem não puder ter uma segunda moto para rodar no dia a dia das cidades, prepare-se… Ela é pesada (429 kg) e difícil de estacionar nos centros urbanos. Assim… use-a para viajar e seja feliz.

Ps.: Peço desculpas aos leitores pela demora desta avaliação. Esta matéria deveria ser publicada primeiro no Jornal do Jacaré. Assim, espereis a liberação e acabou sendo cancelado até segunda ordem pela Ômicrom. E atrasando muito.
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ZC Jacaré, BH, Jacaremoto.com.br, Coluna do Jacaré, Instagram:  #jacaremoto
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