CHEGOU YAMAHA FAZER FZ 250 ABS 2022

Nova Yamaha Fazer FZ25  2022 de nova carenagem e  moderno refletor de LED

A Fazer FZ25 ABS 2022 chega de cara nova e representa todo o pioneirismo e avanço que  a Yamaha traz ao segmento de motos urbanas de média cilindrada, sempre  antecipando tecnologias. R$18.990 + frete 
As únicas novidades da nova FZ25 2022 se resumem à nova carenagem frontal; ao bloco de farol bifuncional com refletor de LED (muito mais eficiente) e luz de LED; à luz diurna e às novas cores, obviamente. No resto permanece a mesma em tudo, até na motorização. O lampejador de farol também mudou de local e ficou mais fácil de usar. Nota do Jacaremoto.
.
Presente no mercado brasileiro há 16 anos, com aproximadamente 390 mil unidades  comercializadas, o modelo foi o primeiro da categoria a ter injeção eletrônica, a  trazer a tecnologia Flex de combustível, a contar com freio a disco na roda traseira e a ser equipado com sistema de freios ABS de série nas duas rodas. Atualmente,  é a moto com freios ABS mais vendida do Brasil!
.
Nova Fazer 250 2022 – Novo farol bifuncional com refletor de LED e luz diurna igual às motos esportivas
.
Na sua versão anterior, a Fazer FZ25 já havia sido a primeira no segmento com farol  de LED, e agora nessa versão 2022, o conjunto óptico está ainda mais avançado,  com o novo farol com projetor de LED de última geração que ilumina de maneira  muito mais eficiente.
Integrado ao conjunto, temos também a inclusão do DRL (Daytime Running Light – Luz de rodagem diurna), também em LED.
O desenho da Fazer FZ25 ABS está ainda mais surpreendente. A remodelação da  carenagem frontal, os novos grafismos e as novas cores reforçam seu visual  agressivo e esportivo. Além disso, o lampejador de farol ganhou um novo  posicionamento, garantindo mais conforto e segurança para o condutor, facilitando o  acesso durante a pilotagem.
.
Yamaha Fazer FZ25  2022 de nova carenagem e moderno farol de refletor de LED; motor e chassi não mudou nada
.
As qualidades que conquistaram o respeito e admiração de milhares de motociclistas permanecem, como a notável agilidade, a pilotagem confortável e com toque de esportividade, e sobretudo, a durabilidade do consagrado motor 250cc da Yamaha.
Sua garantia segue sendo de 4 anos, a maior da categoria. Além disso, as concessionárias autorizadas Yamaha oferecem o programa de Revisão Preço Fixo, com valores padronizados em todo o país, onde o cliente consegue programar se da 1ª até a 7ª revisão e ainda ganha a mão de obra das duas primeiras revisões. O pagamento pode ser parcelado em até 6X no cartão de crédito.
Seguindo a linha de inovação, a Fazer FZ25 ABS possui manual interativo digital, que pode ser acessado na página do produto no site yamaha-motor.com.br, facilitando a busca por informações e trazendo vídeos explicativos dos principais assuntos. O modelo também pode ser adquirido de modo 100% digital, na BLU STORE, o primeiro e-commerce de motos do Brasil.
Os clientes compram pelo site da montadora, a qualquer hora, de qualquer lugar, com muita flexibilidade na escolha da forma de pagamento, podendo combinar boleto, um ou dois cartões de crédito e financiamento, e escolhem ainda entre retirar a moto na concessionária ou recebê-la no conforto de casa, disponível para o Estado de São Paulo e, em breve, para outros Estados. l.
.
CONFIRA TODAS AS CARACTERÍSTICAS DA NOVA FAZER FZ25 ABS
 
FAROL E LANTERNA – O novo conjunto óptico da Fazer FZ25 ABS não só impressiona  pela beleza e arrojo, conferindo mais modernidade ao modelo, como principalmente pela eficiência. Ele conta com o DRL em LED, cuja sigla significa Daytime Running  Light, em português luz de rodagem diurna, deixando a moto mais visível em  condições de luz natural.
Já o farol, é de última geração, bifuncional com luz baixa e de luz alta projetadas num  único projetor de LED de alta performance. Do ponto de vista prático, comparado à  versão anterior, o novo farol se mostra mais eficiente, oferecendo maior amplitude de  luminosidade, já que os fachos de luz do farol baixo e do alto, são mais homogêneos  e abrangentes, iluminando uma área bem maior a frente da moto.
É importante destacar que a “Lei do Farol Baixo” (Lei nº 13.290/2016), que exige que  todos os veículos transitem em rodovias estaduais e federais com o farol baixo ligado  durante o dia e à noite, considera que o DRL substitui o uso do farol baixo. No entanto,  durante à noite, e em dias de baixa iluminação ou em outras condições  meteorológicas, deve ser acionado o farol em LED.
Vale citar que além do projetor do farol, a lanterna traseira também é inteiramente em  LED, combinando modernidade e menor consumo de energia, com maior eficiência  na iluminação, fundamental na condução noturna.
PAINEL – Totalmente digital e com iluminação em LED, garante boa leitura em qualquer  situação. Nele destaca-se os indicadores de consumo instantâneo e média de  consumo, perfeitos para quem busca economia.
Outras funções disponíveis são o  velocímetro, o hodômetro total e dois parciais (TRIP-1 e TRIP-2) e “Fuel Trip” (que  indica a quilometragem percorrida na reserva – reescrever), relógio, tacômetro de fácil  leitura e também as luzes indicadoras de piscas, farol alto, neutro e alerta de motor e  do sistema Blueflex.
FREIOS – O sistema de freios, composto por um disco de 282 mm e uma pinça de um pistão na frente, e um disco de 220 mm e pinça de um pistão na traseira, garante  frenagens seguras e em curtos espaços.
Neste quesito, o destaque é o sistema de freios ABS como item de série, impedindo o travamento das rodas em condições de baixa aderência do piso, e até mesmo em frenagens bruscas de emergência.
RODAS E PNEUS – Com 10 raios, as rodas em liga leve seguem a proposta visual da moto. Não só inspiram arrojo, com chamam a atenção por serem largas, similares a de motos de maior cilindrada.
O diâmetro de ambas é 17 polegadas, enquanto a largura na dianteira é de 2,5 polegadas, e na traseira de 4,0 polegadas. Para calçá-las, pneus Pirelli modelo Sport Demon, com medida é de 100/80-17 na dianteira, e 140/70-17 na traseira.
.
.
Nova Yamaha Fazer FZ25  2022; motor flex e chassi não tiveram mudanças
.
Motor – O monocilíndrico, de arrefecimento misto – uma vez que conta com o auxílio de um radiador de óleo – tem a capacidade de 249,5 cc e utiliza duas válvulas acionadas por comando simples no cabeçote (SOHC – Single Over Head Camshaft).
A receita de tanta robustez tem origem não só em um projeto consolidado, mas também na tecnologia empregada em sua construção, que utiliza componentes nobres como pistão em alumínio forjado e cilindro revestido de cerâmica. Este material é similar ao de motos de competição, e com ele o atrito é reduzido, dispersando o calor com mais eficiência.
O acionamento do câmbio de 5 marchas é suave e seus engates precisos. Sua transmissão secundária é feita por corrente, com coroa e pinhão de 22 e 46 dentes respectivamente. A embreagem, do tipo multidisco em banho de óleo, também prima pela maciez no funcionamento.
 Quando abastecida com gasolina, a potência máxima gerada é de 21,3 cv e de 21,5 cv em caso de o motor ser alimentado com etanol, ambos atingidos a 8.000 rpm. O torque, por sua vez é de 2,1 kgfm, tanto abastecido com etanol quanto por gasolina, ambos alcançados a 6.500 giros.
Na prática, todos estes números podem ser traduzidos em respostas e retomadas com maior fôlego, tanto em baixos giros, como nas faixas mais amplas de rotação.  Elas podem ser notadas principalmente em subidas e também quando se trafega com um garupa.
O que contribui para isso, são os sistemas de alimentação e escapamento adotados.  A Fazer é equipada como uma caixa de filtro de maior volume permitindo que o monocilíndrico admita uma maior quantidade ar, e de forma mais rápida.
Além disso, o sistema de injeção segue o padrão de modelos de alta cilindrada, com injetor de 10 furos. Este refinamento técnico permite que a injeção do combustível no interior da câmara de combustão seja mais eficiente, com uma queima mais completa.
O resultado na prática é algo que todos admiram em uma moto: um funcionamento suave, menos poluente e com maior economia de combustível.
Já o sistema de escapamento, além de agregar na estética, reforçando as formas musculosas, permite uma grande vazão, otimizando a saída dos gases. Também se atribui ao escapamento, o ronco mais grave e encorpado, configurando uma empolgante trilha sonora para o estilo e proposta desta imponente 250 cc da Yamaha.
Graças as dimensões compactas e ao fato de ser dividido em dois silenciosos, sendo um deles posicionado abaixo do motor, o sistema de escapamento da Fazer ainda  contribui para concentração de massas na parte inferior da moto, contribuindo  para sua notável agilidade.
Por todos estes motivos, seu motor é capaz de unir economia à inegável emoção na pilotagem e ainda manter suas características principais: respostas rápidas, durabilidade, confiabilidade e economia.
SUSPENSÃO – Filtram as irregularidades do piso, garantindo mais controle na condução. Na dianteira, os tubos internos dos amortecedores são reforçados, com o diâmetro de 41mm, e seu curso é de 130 mm. Já na traseira, o amortecedor único e tem curso de 120mm, cuja compressão pode ser ajustável em sete níveis de conforto e rigidez.
CHASSIS – O chassi, do tipo diamante, fabricado em aço, é leve e resistente a torções, incidindo diretamente no comportamento da moto. Toda sua agilidade pode ser sentida em sua capacidade de mudar de trajetória com grande rapidez e, o mais importante, de forma estável.
A facilidade e leveza na pilotagem dá-se pelo peso e centralização de massas na parte de baixo da moto, além da geometria bem acertada, cujo ângulo do cáster é de 24,5° e o trail, de 98 mm que favorecem a agilidade nas mudanças de direção.
CONFORTO – Na Fazer o guidão é largo e essa característica resulta em um posicionamento mais firme dos braços e em um menor esforço no esterçamento, tornando a direção mais leve nas manobras e garantindo uma pilotagem mais fácil e agradável.
Outro detalhe que merece destaque no quesito conforto, é o banco duplo em dois níveis. Largos e ergonômicos, eles oferecem boa acomodação tanto para o piloto quanto para o passageiro.
Ainda pensando na comodidade de quem anda na garupa, a Fazer é dotada de alças de apoio em alumínio e pedaleiras bem posicionadas, permitindo que as pernas não fiquem demasiadamente dobradas.
.
CORES E DISPONIBILIDADE 
A Fazer FZ25 ABS 2022 conta com três opções de cores. O azul metálico (Racing Blue), o vermelho metálico (Magma Red), e o preto fosco (Matt Black), e estará disponível nos concessionários Yamaha a partir da segunda quinzena de agosto de 2021, ao preço sugerido de R$18.990 + frete (exceto estado de São Paulo).
.
.
Ficha Técnica YAMAHA FAZER FZ25 ABS 2022
.
MOTORIZAÇÃO
Motor monocilíndrico, 4 tempos, 249,51 cc, comando simples SOHC, 2 válvulas, refrigeração a ar (auxílio de  radiador de óleo) e injeção eletrônica
 Potência máxima
21,3 cv/8.000 rpm (Gasolina) 21,5 cv/8.000 rpm (Etanol)
 Torque máximo
2,1 kgfm/6.500 rpm (Gasolina) 2,1 kgfm/6.500 rpm  (Etanol)
Câmbio 5 marchas    Partida Elétrica
Tanque   14 L (3,2 L reserva)
Peso em ordem de marcha 149 kg
Rodas de liga leve de 10 raios
Pneus 100/80-17 na diant. e  140/70-17 na tras.
SUSPENSÃO
Dianteira garfo telescópico simples 130 mm
Traseira balança  e monoamortecedor  de 120 mm
FREIOS
Dianteiro disco hidráulico de 282 mm com ABS
Traseiro disco hidráulico de 220 mm com ABS
DIMENSÕES
Altura do banco 790 mm
Comprimento total 2015 mm
  Largura total 770 mm
Altura total 1.070 mm
Altura mínima do solo 160 mm
Distância entre eixos 1.360 mm
.
.
ZC Jacaré, BH – Jacaremoto.com.br – Coluna do Jacaré –  Instagram: #jacaremoto
.
Share on facebook
Share on twitter
X