Viagem de moto: 7 itens para revisar antes de pegar a estrada

Revisão de viagem: Motul reforça principais cuidados para evitar imprevistos
São Paulo, dez/2022 – Com a chegada das férias de fim de ano, muitos se preparam para fazer aquela viagem mais longa sobre duas rodas.
Para auxiliar o motociclista a aproveitar a estrada com segurança, a Motul – multinacional francesa especializada em lubrificantes e fluidos de alta tecnologia – listou sete itens que precisam ser revisados antes de colocar a moto para rodar longos percursos em alta velocidade.
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De acordo com Marcelo Rocha, engenheiro de Aplicação da Motul Brasil, a revisão da moto está diretamente ligada à segurança.
“Os itens devem ser verificados não só para proteger as peças mecânicas e manter a durabilidade do conjunto, mas para garantir a segurança do condutor, uma vez que a quebra desses componentes pode levar a um acidente”, afirma.
O especialista alerta para a importância da revisão preventiva, que deve ser feita conforme plano de manutenção.
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1) Lubrificante do motor 
Caso a última troca de óleo do motor tenha sido feita há mais de 12 meses, é importante substituir o lubrificante, mesmo que a quilometragem não tenha sido atingida.
Isso porque o óleo envelhece mesmo com o motor parado.
“Com a troca, o motociclista garante que todos os aditivos do lubrificante vão proteger o motor e fazer a função de limpeza”, diz Rocha.
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2) Líquido de arrefecimento 
Cheque o nível do líquido de arrefecimento e complete, caso necessário.  “É importante fazer a substituição no intervalo correto, porque parte dos aditivos é perdida com o passar da quilometragem ou do tempo, o que impede a solução de proteger o motor de uma corrosão”, aponta.
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3) Fluido de freio 
Confira a janela de uso do fluido de freio, por tempo e quilometragem. Se a solução estiver antiga, o fluido estará contaminado por água, o que reduz a temperatura máxima de trabalho. Caso exceda essa temperatura durante a viagem, a moto enfrentará falha no freio, o que pode gerar um acidente.
“Se o fluido estiver baixo, o motociclista deve checar se há vazamentos e, se não encontrar, precisa checar a pastilha de freio, uma vez que o fluido baixo é indicativo de pastilha gasta, para assegurar o funcionamento de todo o sistema”, orienta o especialista da Motul.
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4) Corrente 
Observe se a corrente está lubrificada, o que é uma condição para ter um correto funcionamento na estrada.
“Se a transmissão estiver seca, além de gerar desgaste, corre o risco de travar ou romper, o que pode provocar um acidente”, alerta Rocha.
Além de estar lubrificada, a corrente precisa ter a folga ajustada da forma correta – Confira no link como fazer esse ajuste: https://motulexpert.com.br/aprenda-como-limpar-e-lubrificar-a-corrente-da-moto/.
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5) Óleo da suspensão 
Cheque o intervalo de uso do óleo da suspensão, por quilometragem e tempo. Quando está envelhecido ou fora da especificação, o fluido deixa o sistema mais rígido, o que impede a suspensão de copiar as irregularidades do terreno.
Com isso, o condutor sofre não só com o desconforto, mas com a insegurança, porque a roda pode não estar em contato com o solo como deveria.
“Em situação de emergência, em que seja preciso desviar de um objeto ou frear, a suspensão dificultará a manobra”, explica o engenheiro.
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6) Pneus 
Observe se os pneus estão dentro da quilometragem de uso, o que pode ser verificado por meio do indicador de desgaste (TWI).
Por mais que a profundidade do sulco seja maior que a mínima, a borracha pode estar ressecada.
Nesse caso, é importante checar a validade do pneu, fixada em cinco anos a partir da data de fabricação – essa informação pode ser encontrada na lateral do item.
Caso tenha passado o período de cinco anos, é indicada a substituição.
Nota do ZC Jacaré: Lembrando que Pneu reformado ou recapado é proibido e pode dar além de multa a apreensão da moto
Também deve ser verificada a pressão dos pneus. “Quando for fazer uma viagem com passageiro ou, muitas vezes, malas carregadas, o motociclista deve modificar a pressão de trabalho dos pneus.
Essa informação é encontrada em etiqueta na moto ou no manual do proprietário”, afirma o especialista.
Outra dica é carregar a solução P3 – Tyre Repair, capaz de selar o furo e inflar o pneu para que o motociclista possa continuar sua viagem até conseguir fazer o reparo definitivo do pneu.
7) Lanternas, faróis e setas 
Faça uma inspeção nas lâmpadas das lanternas, dos faróis e das setas, assim como nas luzes do freio e do painel.
Esses itens são essenciais para garantir a visibilidade na estrada e a segurança de todos à sua volta.
Se for necessário trocar alguma lâmpada, é essencial checar se a peça possui a potência indicada pelo fabricante, uma vez que instalar uma lâmpada com voltagem acima da original pode causar danos à bateria e aos refletores.
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                   Nota do ZC Jacare:            Acrescente ainda:
8 – Revisão de cabos (se houver) 
Verifique se estão íntegros, sem começar a arrebentar no local em que o manete o estica. E aproveite para lubrificar se estiver agarrando, ao ser acionado, e revise a regulagem.
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9 – Regulagem dos freios a tambor
Veja se as regulagens estão corretas e se não há necessidade de trocar os patins (lonas) dos freios.
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10 – Verifique os parafusos
Revise os parafusos e porcas das fixações dos amortecedores, da coluna de direção, dos raios e da fixação do motor ao chassi.
Em algumas motos, que andam em estradas ou ruas ruins, é comum as porcas ficaram bambas e podem necessitar reaperto, garantindo assim, a segurança  prevenindo um imprevisto que pode atrapalhar a viagem
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11 – Considere roupas luvas e capacete
É bom lembrar de usar blusas, calças mais grossas e usar botas ( ou tênis de cano alto) que protegem os pés ( condutor e passageiro), sem esquecer as luvas e o capacete com viseira nova
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Sobre a Motul 
Há mais de 165 anos no mercado mundial, a Motul é uma multinacional francesa especializada na formulação, produção e distribuição de lubrificantes e fluidos de alta tecnologia para diferentes segmentos, como carros, motos, pesados, veículos clássicos, agrícolas, náuticos e karts. A empresa também conta com a vertente MotulTech para a oferta de lubrificantes industriais.
A Motul, presente no Brasil desde 1992, tem as pistas como o seu principal laboratório para desenvolver o produto certo para cada aplicação, com apoio a grandes equipes em competições nacionais e internacionais, como Dakar, 24 Horas de Le Mans, FIA World Endurance Championship, Super GT, Drift, MotoGP, World Superbike, MXGP, IOM TT, Imsa, Rallycross, F1 Boat e Sertões. 
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Imprensa: Rpma comunicação 
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ZC Jacaré, BH Jorn. MTb: 16.740 / MG   
 Jacaremoto.com.br, Coluna do Jacaré, jornal do Jacare, Instagram: @jacaremoto
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