Nova Honda Hornet de 2 cilindros com 750 cc vai chegar em 2023

 Novo motor Hornet bicilìndrico de 8 válvulas, que deve vir em 2023
E a nova família Honda 750 pode vir por aí: 750F, R, X e até a CM, a exemplo da linha CB500F, R e X
Nova Hornet 2023 muda tudo e terá motor de 2 cilindros gêmeos
.
13/9, Coluna do Jacaré – A Honda nem sempre é pioneira. Mas não fica pra trás. Demorou mas a sua engenharia se mexeu e vai entrar pro segmento de motores bicilíndricos paralelos  (parecido com o da Yamaha MT-07) que trazem mais facilidades de adaptação no chassi, mais estreito, e ergonomia para o piloto, além de bom  torque para a pilotagem ser boa na cidade e na estrada,sem precisar trocar muito de marcha.
Podemos esquecer os motores de quatro cilindros. São do passado.
Os bicilíndricos são a bola da vez.
E com esta  nova geração que vai estrear em 2023 na nova Hornet, a Honda deve aproveitar a plataforma (mesmo chassi, mesmo motor) pra fazer a família  750: 750R, 750F,  750X e até, quem  a sabe a  750CM (uma custom; podemos sonhar de esta vir pro Brasil?), já que a custom CB500 Rebel existe lá fora.
.
          Veja o video com o som do motor bicilíndrico (lá no final) da nova Hornet no Linkhttps://www.motociclismo.it/nuova-honda-hornet-2023-dettagli-motore-cilinrata-potenza-cv-81263
.
O novo motor gêmeo foi desenvolvido pela mesma equipe que  projetou o novo motor Fireblade.
Ele é do tipo Unicam totalmente novo, com dois cilindros em linha (paralelo), 755 cc de cilindrada, DOHC (comando duplo de válvulas no cabeçote) e 8 válvulas e refrigeração líquida.
A potência poderá ser de 92 cv a 9.500 rpm e o torque de 7.7 kgfm a 7.250 rpm.
.
O mercado de motores de de dois cilindros de média cilindrada (ate 800 cc) já é quente. A Honda entra por último (ela tem  1100 da CRF Africa Twin).
Os principais concorrentes são conhecidos:  Yamaha MT 07, Triumph Trident 660,  KTM Duke 790 e  a nova Suzuki 750 cc que esta chegando…
A nova Transalp deve ser 750 com este motor. Aí não teria a 750X.
Vamos aguardar o Salão de Milão (EICMA), em novembro na Itália, pra confirmar.
.
O chefe do projeto novo motor Hornet é o  Fuyuki Hosokawa
“O chefe do projeto  de desenvolvimento do conceito Hornet é Fuyuki Hosokawa, cuja tarefa mais recente foi o desenvolvimento da superbike CBR1000RR-R Fireblade. “Antes de iniciar este projeto, pensamos muito sobre que tipo de desempenho queríamos oferecer ao piloto. Sabíamos que era essencial manter a maldade típica do Hornet em altas rotações, mas ao mesmo tempo, como uma nova geração Hornet  para os tempos modernos, queríamos que o motor proporcionasse uma sensação de torque verdadeiramente substancial, acompanhada pelo som flácido que também torna as baixas e médias rotações envolventes. Nosso objetivo sempre foi combinar essas características de entrega com a máxima agilidade e fácil manuseio, para tornar cada momento de condução, mesmo na cidade, realmente divertido e gratificante. “Para alcançar o tipo de desempenho e agilidade que queríamos – continua Hosokawa  – sabíamos que teríamos que desenvolver um novo” motor de dois cilindros de curso curto “, com manivela de 270 graus, altas rotações, mas também um torque consistente em baixas e médias rotações, ideal para dirigir tanto em áreas urbanas quanto para sair de curvas em estrada aberta”.” *
*Texto  extraído da https://www.motociclismo.it/
.
ZC Jacaré, BH Jorn. MTb: 16.740 / MG
Jacaremoto.com.br, Coluna do Jacaré, jornal do Jacare, Instagram: #jacaremoto
.
Cadastre 0800 seu evento de motociclistas no portal
https://jacaremoto.com.br/cadastrar-agenda/—
.
tags
.
ZC Jacaré, BH, Jacaremoto.com.br, Coluna do Jacaré, jornal do Jacare, #jacaremoto, nova hornet. bicilindrico, Fuyuki Hosokawa,755.
Share on facebook
Share on twitter
X