Totalmente renovada, terceira geração da BMW S 1000 RR chega ao Brasil


Mais leve e potente, e dona de uma perfeita ergonomia, a superesportiva BMW S 1000 RR chega ao mercado brasileiro, a partir de R$ 91.950 e já pode ser reservada nas lojas. Originalmente lançada em 2009, a BMW S 1000 RR na sua terceira geração está completamente renovada. Todos os componentes foram individualmente reprojetados. Agora é 11 quilos mais leve (197 kg) em comparação ao modelo anterior; um motor completamente novo, com 207 cv – 8 cv mais potente que a antecessora.
Contudo, apesar de mais potente, a nova BMW S 1000 RR está mais dócil e precisa ao pilotar graças aos aprimoramentos aplicados ao quadro, ao conjunto da suspensão e aos sistemas eletrônicos de assistência à pilotagem. Estes atributos resultaram em uma moto fascinante, portadora de uma ergonomia perfeita e melhor capacidade de pilotagem.
Refinamento nos mínimos detalhes – Desde o lançamento da primeira geração, há 10 anos, o design é moderno e sofisticado. Todo o desenho foi retrabalhado, nos mínimos detalhes. O lema ‘Nose down, tail up’ – ‘Nariz para baixo e traseira para cima’, em tradução livre –, além de proporções refinadas, a nova RR ostenta como destaques visuais as luzes de LED presentes nos faróis, na lanterna traseira, nos piscas e luz de freio estão integradas em uma única unidade de LED.


O tanque de combustível está mais estreito e a área que acomoda os joelhos mais delgada, para um fechamento ergonomicamente perfeito das pernas, além de uma posição de assento ideal. A angulação mais ampla do guidão, por sua vez, proporciona uma condução mais confortável, reduzindo o cansaço. Já a traseira foi completamente revisada e passa a exibir uma aparência mais leve e dinâmica.
Motor mais leve e poderoso – A nova BMW S 1000 RR supera a barreira dos 200 cv. 4 kg mais leve, o novo motor de quatro cilindros em linha tem 207 cv, a 13.500 rpm, e 11,3 Kgfm de torque máximo, com oferta superior a 10 kgfm, disponíveis entre 5.500 e 14.500 rpm. A nova tecnologia BMW ShiftCam permite extrair máxima potência e torque, não apenas em faixas altas de rotação, mas principalmente em faixas baixas/médias de giro.
Dessa forma, a entrega de potência e torque é mais uniforme, linear, tornando a moto mais fácil de controlar e ideal para quem a utiliza no dia a dia, quanto para aqueles que desejam obter desempenho extremo nas pistas. A tecnologia BMW ShiftCam proporciona uma aceleração mais uniforme em saídas de curva fechadas, prolongando a vida útil dos pneus e possibilitando que o piloto use melhor o chassi.
Chassi mais leve e inovador – O novo chassi da BMW S 1000 RR contribuiu em quase 50% na redução total do peso da moto. Isso tudo com rigidez aprimorada do quadro. Os avanços também foram possíveis por meio da adoção de um novo braço oscilante, mais leve e capaz de aplicar a força de forma otimizada; melhorando as respostas durante as acelerações e proporcionando mais aderência.


Outra tecnologia de destaque da nova S 1000 RR é o novo layout do quadro (Flex-Frame), visivelmente mais leve e que também oferece mais liberdade de movimento devido ao melhor fechamento dos joelhos. E a nova combinação do amortecedor da suspensão traseira Full Floater Pro e do braço oscilante resulta em uma estrutura ainda mais leve, precisa e fácil de controlar. Resumindo: a nova RR eleva notavelmente o patamar dos recursos de suspensão, oferecendo ao mesmo tempo maior facilidade de pilotagem e precisão.
Modos de pilotagem para pista e uso cotidiano – Estrada ou pista? Esta é uma pergunta crucial quando se trata dos novos recursos à disposição nos modos de pilotagem da nova S 1000 RR. Os modos de pilotagem no “mundo da estrada” são RAIN, ROAD, DYNAMIC e RACE.
O Modo Pro, que oferece três modos adicionais de pilotagem (Race Pro 1-3) que são altamente programáveis. Isso permite um ajuste individual das mais diversas funções de gerenciamento dos sistemas, como controle dinâmico de tração DTC, ABS e deslizamento das rodas, bem como a curva do acelerador (ajuste de torque) e o freio do motor para se adequar ao nível de habilidade e estilo de pilotagem do cliente.
Outros recursos do Modo Pro são o Launch Control (Controle de Tração) para arrancadas perfeitas e o Limitador de Pit Lane configurável para aderência ideal às velocidades no Pit Lane. As mudanças ultra-rápidas de marcha, sem a necessidade de acionamento da embreagem é ativada pelo HP Shift Assistant Pro, que vem como item de série.
Graças ao novo sensor de inclinação de seis eixos é possível configurar tanto a regulagem do ABS quanto as funções DTC. A regulagem do DTC é tão rápida e precisa, que permite transmitir exatamente a força necessária para empinar a roda dianteira em linha reta, sem que ela fuja ao controle – ou seja, estabilidade de condução perfeita sem interferências abruptas e aceleração máxima.
Painel altamente tecnológico – O painel de instrumentos da nova S 1000 RR foi completamente revisado para proporcionar uso em competições. A tela TFT de 6,5 polegadas oferece excelente visualização – mesmo com pouca luminosidade. Oferece ao motociclista telas personalizadas para diferentes utilizações e necessidades.
A tela Pure Ride mostra todas as informações necessárias para o uso regular na estrada, enquanto as três telas Core são projetadas para uso nas pistas de corrida, com o conta-rotações exibido em forma analógica (Core 1 e 2) ou então como um gráfico de barras (Core 3), por exemplo.
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