Moto a Hidrogênio: Kawasaki Japão realiza 1º teste com motor a combustão interna de hidrogênio

Kawasaki  HySE (Hydrogen Small Mobility & Engine Technology) com base da Ninja H2 998 cc
Brasil – São Paulo, 26/07/24 – Em 20 de julho, a Kawasaki Motors, integrante do grupo Kawasaki Heavy Industries (Japão), realizou a primeira demonstração pública mundial de uma moto com motor a combustão interna de hidrogênio – ICE – (por um fabricante de motos de produção em massa) no circuito de Suzuka, na cidade de Suzuka, província de Mie, Japão.
A moto com motor a hidrogênio foi projetada e construída como parte de uma pesquisa iniciada em março de 2023, com testes começando este ano, culminando nesta demonstração pública. A moto está equipada com um motor a hidrogênio baseado no motor In-Line Four Supercharged de 998 cc da Kawasaki Ninja H2, com modificações para permitir a injeção direta de combustível de hidrogênio nos cilindros. O chassi da moto foi projetado para acomodar cilindros de combustível de hidrogênio e um sistema de abastecimento de hidrogênio a bordo.
Kawasaki  HySE (Hydrogen Small Mobility & Engine Technology) com base da Ninja H2 998 cc
As motos com ICE a hidrogênio funcionam com a combustão de hidrogênio, produzindo o ronco e a sensação pulsante que os pilotos apreciam ao acelerar, enquanto emitem principalmente água. Como parte da sua iniciativa de neutralidade de carbono, a Kawasaki Motors está atualmente realizando pesquisa e desenvolvimento com o objetivo de criar uma moto com ICE a hidrogênio funcional4 como uma opção neutra em carbono para os motociclistas no início dos anos 2030.
A Kawasaki Motors é membro pleno da HySE (Hydrogen Small mobility & Engine technology), uma associação de pesquisa focada em tecnologia de hidrogênio que está ativamente realizando pesquisas básicas sobre motores a hidrogênio, sistemas de abastecimento de hidrogênio e sistemas de fornecimento de combustível para produzir veículos de mobilidade pequena movidos a hidrogênio, incluindo motos.
Kawasaki  HySE (Hydrogen Small Mobility & Engine Technology) com base da Ninja H2 998 cc
Para fortalecer ainda mais a marca Kawasaki, a Kawasaki Motors fornecerá produtos e serviços que atendam às necessidades de nossos clientes e da sociedade, incluindo esforços para alcançar a neutralidade de carbono, desafiando-nos a examinar todas as possibilidades em busca da felicidade e alegria de todos aqueles cujas vidas a Kawasaki toca.
Links de Referência:
Vídeo da moto com ICE a hidrogênio rodando no Circuito de Autopolis (Kawasaki Motors Japão)
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Circuito de Suzuka (Cidade de Suzuka, Província de Mie, Japão)
Durante a pilotagem, uma quantidade muito pequena de óleo do motor é queimada, resultando na geração de uma quantidade muito pequena de CO2.
A data de disponibilidade comercial pode variar dependendo da infraestrutura de abastecimento de hidrogênio e do status das regulamentações legais em cada país.
Uma associação de pesquisa fundada pela Kawasaki Heavy Industries, Ltd., Kawasaki Motors, Ltd., Suzuki Motor Corporation, Toyota Motor Corporation, Honda Motor Co., Ltd. e Yamaha Motor Co., Ltd. em maio de 2023, com o propósito de pesquisa básica sobre motores a hidrogênio para veículos de mobilidade pequena.
Autopolis Co, Ltd. (Cidade de Hita, província de Oita) https://autopolis.jp/
Fotos: Kawasaki Motors Japão/divulgação 
Impresa: VGCOM – KMB com informações da Kawasaki Motors Japão
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