Kawasaki em festa! – Cinquentona, Linha Z da Kawasaki comemora meio século de existência e segue cada vez mais atual

Nova Kawasaki Z900RS, uma naked com 50 anos de história
Lançada em 1972, com a apresentação da Z1, a ‘Linha Z’ da kawasaki completa 50 anos e mantém-se na vanguarda da indústria motociclística. Neste período foram apresentados quase 90 modelos, que receberam diversas tecnologias inovadoras e desenhos que marcaram gerações

Nova Kawasaki ZR900K 2022  (semiretrô) comemorativa de 50º aniversário da linha Z  (foto abaixo) foi lançada no Brasil e tem preço de à partir  R$ 68 mil.

São Paulo (SP),  Junho de 2022 – Este ano é de comemoração para a Kawasaki.Em 2022, a ‘Série Z’ completa 50 anos de seu primeiro lançamento mundial.
Quem visitar alguma das 35 concessionárias autorizadas espalhadas pelo país e conferir o lista de modelos atual, que traz um visual agressivo, potência e tecnologia de sobra, provavelmente vai se surpreender com a história de meio século de existência da linha de motos que revolucionou a indústria de duas rodas.

Kawasaki Z1100B de 1981, foi  pioneira a utilizar o sistema de injeção eletrônica

Ao longo destas cinco décadas foram lançadas quase 90 diferentes versões, incluindo motos custom, de competição e até mesmo modelos utilizados pela polícia.
A ‘Família Z’ influenciou o mundo da motovelocidade, apresentando motos campeãs, e também revolucionou a pilotagem urbana, com o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, como a injeção eletrônica e o sistema de freios ABS Kawasaki.
Tão longeva como a própria fabricante japonesa, a ‘Série Z’ superou o tempo e cunhou termos bem atuais como supernaked e ‘conceito Sugomi’.

O início dessa história remonta a 1972, com a apresentação da Kawasaki Z1, também conhecida por ‘900 Super Four’.
Utilizando a mais avançada tecnologia da época, o lançamento redefiniu o mundo do motociclismo de alto desempenho.
A Z1 foi a primeira moto esportiva de produção em massa equipada com um motor DOHC de 4 cilindros em linha, tecnologia então encontrada apenas nos protótipos de corrida ou em motos esportivas de produção limitada.
Com um propulsor de 903 cc, o primeiro lançamento da Série Z ficou conhecido, não só por ser a moto mais rápida da sua época, como também por sua confiabilidade e durabilidade.
O sucesso foi imediato e a Z1 conquistou o mercado mundial, abrindo assim as portas para toda uma geração de motos da Família Z.
Apenas por curiosidade, a escolha do nome não foi nada aleatória.
A letra ‘Z’ foi eleita por ser a última do alfabeto, ou seja, a mais extrema, enquanto o numeral ‘1’ representava o primeiro do mundo.
Nova Kawasaki ZR900K  2022 comemorativa de 50º aniversário da linha Z
Ao longo dos anos 1970, a Kawasaki apresentou cerca de 20 versões e atualizações das Z Bikes.
A linha de competição recebeu a Z1 Endurance Racer (1974). Os estradeiros foram contemplados com a custom Z650C (1977).Mas o grande o marco foi o lançamento da Z1000 (1977).
Equipada com um poderoso motor quadricilíndrico de 1.015 cc e transmissão de cinco marchas, o modelo podia facilmente ultrapassar os 200 KM/h.
No mesmo ano, a moto ganhou sua versão café racer, batizada de Z1-R.
Projetada nos Estados Unidos, ela trazia algumas modificações como, por exemplo, tanque do combustível mais fino, escapamento 4 em 1 e rodas de liga leve.
Nova Kawasaki ZR900K  2022 comemorativa de 50º aniversário da linha Z
Os anos de 1980 chegaram trazendo ao mercado a segunda geração da Família Z.
Com a reputação de alto desempenho e durabilidade já conquistados mundialmente, os novos lançamentos passaram a ser conhecidos também por seu estilo atraente e por oferecer uma pilotagem ainda mais amigável.
Nas pistas, modelos baseados na Z1000 acumularam inúmeras vitórias, que trouxeram ainda mais tecnologia para as motos de rua. Este foi o caso da Z1100GP (1981).
Equipada com um motor de 1.089 cc e painel de instrumentos retangular exclusivo, o modelo foi um dos pioneiros a utilizar o sistema de injeção eletrônica (Kawasaki Electronic Fuel Injection), evolução que permitiu maior eficiência no fornecimento de combustível, adicionando ainda mais potência e contribuindo para a redução do consumo de gasolina.
Na década seguinte, com a aparição das Ninjas, os modelos da Série Z passaram a dedicar maior atenção a parte visual, o que tornou o seu design ainda mais impressionante.
Os modelos das linhas Zephyr e ZRX, com as mais diversas cilindradas, marcaram essa geração.
Porém, a grande mudança veio com a virada do milênio.
Repletas de tecnologia e utilizando sistema ABS de freios, a nova Z1000 (2003) remontou às origens e trouxe as virtudes tradicionais das Z Bikes. Ou seja, uma esportiva de alto desempenho que prioriza a diversão.
Com chassi mais leve, guidão alto e um motor potente, agora reajustado para oferecer maior torque em médias e baixas rotações, a Z1000 do início do ‘Século 20’ ganhou um estilo ultramoderno, visual agressivo e inaugurou um novo subgênero: o das supernakeds.
Após ter conquistado o mundo e se tornado referência na indústria automobilística, uma nova e impactante mudança na Linha Z estava por vir nos idos de 2010.
E o nome dela chamava-se Sugomi, que traduzido do japonês para português significa, literalmente, ‘incrível’.
O novo conceito trouxe um design arrojado para as Z Bikes, com linhas ainda mais agressivas e uma maior conexão entre piloto e máquina.
Este formato segue presente nas motos do atual line-up da Linha Z, disponíveis nas Concessionárias Autorizadas Kawasaki, que incluem os modelos Z1000, Z900, Z650 e Z400.
Por fim, neste mesmo período, um movimento mundial com apelo ‘retrô’, paralelamente, ganhou força no mercado.
A resposta da Kawasaki veio com a apresentação dos lançamentos Z900RS e a Z900RS Café, modelos que carregam as antigas curvas que remetem ao visual original da Z1 setentista.
.
    Sobre a Kawasaki 
   A Kawasaki Motores do Brasil Ltda (KMB) é uma subsidiária integral da Kawasaki Motors Ltda, sediada no Japão.
Em operação no Brasil desde outubro de 2008, a marca atua na produção e comercialização de motos através de uma base operacional em São Paulo e a fábrica no Polo Industrial de Manaus.
.
Imprensa: VGCOM – Vanessa Giannellini
.
ZC Jacaré, BH, Jacaremoto.com.br, Coluna do Jacaré, Instagram: #jacaremoto
.
Cadastre 0800  seu evento de motociclistas no portal https://jacaremoto.com.br/cadastrar-agenda/
.
Share on facebook
Share on twitter
X