Honda XRE 300 Sahara 2024: Design moderno com estilo aventureiro em uma proposta totalmente inédita ao segmento

Honda XRE 300 Sahara 2024 
Disponível em três versões – Standard, Rally e Adventure – os modelos compartilham de novo motor de 300 cc, robusto chassi e alta tecnologia para atender as mais elevadas expectativas;  modelo chega em dezembro e o preço parte de R$ 27.090
Chegou  Honda XRE 300 Sahara 2024
Durante os anos 1990 o nome Sahara foi sinônimo de moto robusta, versátil, adequada a diferentes tipos de utilização e usuários. Inspirada nos modelos da Honda vitoriosos em competições nos desertos africanos, tais como o Rally Paris-Dakar, a NX 350 Sahara inspirava estas “engolidoras de desertos” não apenas na aparência, pelas clássicas cores da HRC – Honda Racing Corporation, mas também por oferecer excelente performance e, sobretudo, muita resistência e robustez.
Tais qualidades tornaram a Sahara um ícone entre motociclistas que queriam uma moto capaz de cumprir trajetos em estradas de qualquer tipo, com boa performance, suspensões e freios eficientes e com conforto, proporcionado pela proteção aerodinâmica. Se o uso fosse urbano, a agilidade do modelo não deixaria a desejar. Ou seja, era uma motocicleta completa, adequada à uma utilização plural no mais amplo sentido.
Honda XRE 300 Sahara 2024 
A escolha do nome Sahara para batizar um novo modelo teve por objetivo o resgate de valores de moto multiuso plena, capaz de atender à diferentes demandas de usuários, que tanto podem querer cruzar o Brasil de norte a sul como apenas cumprir trajetos urbanos corriqueiros, ou ambos. Enfim, a Sahara 300 nasce sob o pilar da total versatilidade, com três versões habilmente diferenciadas entre si (Standard, Rally e Adventure), mas que preservam integralmente o espírito “Sahara”, inspirado em uma utilização a 360º.
A receita técnica da novidade parte de elementos de reconhecida eficiência: o chassi da CRF 250F, off-road de projeto moderno, e o motor que descende da CB 300F Twister, moderna streetfighter lançada cerca de um ano atrás. Tais escolhas apontam para uma filosofia construtiva que valoriza uma característica comum à todas as Honda, a mais alta confiabilidade.
 Generalidades do modelo
O principal foco na criação da Sahara 300 foi unir as características de versatilidade do lendário modelo do passado à tecnologia mais atual, desenvolvendo uma nova motocicleta enaltecendo as reconhecidas qualidades da família XRE. Foram somados elementos positivos oriundos da vasta experiência da Honda no segmento on-off para atingir um novo patamar de eficiência e durabilidade.
Honda XRE 300 Sahara 2024 
Usar como base o chassi da CRF 250F foi a opção ideal para conseguir resistência superior. A especificação de tal estrutura atende ao padrão exigido de uma motocicleta que venceu por quatro vezes consecutivas, a mais dura prova do off-road da América do Sul, o Rally dos Sertões. Neste contexto, é devido mencionar que o motor da Sahara 300 deriva do que equipa a nova CB 300F Twister.
Ao escolher chassi e motor já consagrados e aliá-los à natural vocação “fun” das XRE, os projetistas alcançaram a premissa do desenvolvimento da Sahara 300: aliar o vínculo entre conforto e facilidade de uso a uma elevada especificação técnica. O resultado é um modelo que equilibra de maneira ideal performance, resistência e praticidade.
A força desta configuração vem acompanhada do esmero em detalhes importantes, como por exemplo o novo painel digital LCD Blackout, que dispõe indicador de marcha e todas as informações que permitem controlar efetivamente parâmetros essenciais, como velocidade instantânea, média, rotação do motor, nível do combustível, quilometragem total e parcial (A e B), consumo de combustível e médio, e tensão da bateria. O alto contraste da tela e padrão do grafismo facilita a visualização em diferentes condições de iluminação. Relógio e indicador de manutenção periódica – além das tradicionais luzes-alerta – definem um standard superior da Sahara 300 neste item.
Honda XRE 300 Sahara 2024 
Fundamental para o conforto, a densidade da espuma e revestimento do assento é outro aspecto de destaque na Sahara 300. Idem o incremento na maciez da embreagem assistida que proporciona mais conforto no acionamento importante especialmente nos trajetos urbanos e em conjunto com a tecnologia deslizante que proporciona maior segurança nas reduções de marchas mais severas. Já nos deslocamentos rodoviários, a introdução da sexta marcha contribuiu para redução de consumo e emissão de ruído.
Detalhes voltados à praticidade e aumento da segurança também estão presentes no novo modelo, como a porta USB-C ao lado painel e do sistema ESS – Emergency Stop Signal, que aciona automaticamente as luzes dos piscas em frenagens bruscas, a iluminação full-LED e o pisca-alerta no punho direito.
Do ponto de vista estético, a Sahara 300 inova com linhas imponentes inspiradas nas aventureiras de referência da linha Honda, trazendo um “family feeling” que exalta a resistência do modelo. A roda dianteira de 21 polegadas e suspensões de longo curso a caracterizam como genuína on-off. A versão Adventure se diferencia das demais versões pelo para-brisa de maior dimensão, estrutura perimetral tubular de aço que protege laterais e frontal da carenagem e também pelo protetor de cárter.
Nas versões Standard e Rally (com cor e grafismo que remete as motos campeãs no Team Honda Racing no off-road), tais componentes são opcionais. Uma linha completa de acessórios dedicados para a Sahara 300 e da grife Honda Store estará disponível nas Concessionárias Honda.
Enfim, a Sahara 300 chega para atender um amplo segmento de mercado com competência renovada, preservando o legado de sua antepassada cujo nome, ora recuperado, persevera no imaginário dos motociclistas como exemplo de eficiência, economia, resistência e versatilidade.
Honda XRE 300 Sahara 2024 
Características principais
1. Design & aspectos práticos
• Novo painel com indicador de marcha
• Pisca-alerta no punho direito
• Sistema ESS – Emergency Stop Signal
• Porta USB no painel
A identidade Visual da Sahara 300, desenvolvida pelo time de design da Honda Brasil, apresenta forte personalidade, marcada pelas linhas angulosas da carenagem, cuja função é aerodinâmica, de proteção ao piloto e a componentes vitais como tanque de combustível e painel. O conjunto formado pelo reservatório de combustível, banco e laterais forma uma superfície fluida, que transmite ao usuário uma agradável sensação visual de conforto, confirmada ao assumir a posição de pilotagem com ergonomia irretocável.
O mesmo refinamento é oferecido ao garupa, que encontrará grande conforto no assento, alças laterais, e pedaleiras a distância apropriada do assento, o que permitirá viajar com pernas distendidas.
Honda XRE 300 Sahara 2024 
Tanque  de 13,8 litros
O tanque tem capacidade de 13,8 litros, em um formato que privilegia o conforto, possibilitando manter as pernas protegidas pelas carenagens laterais, proporcionado facilidade na movimentação do piloto, típica na pilotagem off-road.
O botão de pisca-alerta no punho direito e o sistema ESS – Emergency Stop Signal, que nas frenagens bruscas acima de 50 Km/h liga automaticamente os indicadores de direção, são exclusividades inauguradas pela Sahara 300 em seu segmento, dispositivos de segurança antes restritos a modelos de maior cilindrada. A praticidade da porta USB-C na lateral do painel de instrumentos é um passo adiante em termos de praticidade, facilitando o uso e recarga de smartphones.
O prático e resistente bagageiro traseiro é comum a todas as versões da Sahara 300. A estrutura de proteção perimetral de tubos de aço, assim como o para-brisa mais longo e proteção de cárter do motor, são equipamentos de série na versão Adventure e opcionais para as demais versões.
Motor 293,33 cc
• Motor de 293,5 cc, SOHC de quatro válvulas, arrefecido a ar
• Maior torque em baixas e médias rotações
• Câmbio de seis marchas com embreagem deslizante e assistida
• Tecnologia Flex One
O motor da Sahara 300 é um moderno monocilíndrico arrefecido a ar, de características técnicas diferentes em relação ao motor que equipava a XRE 300 apesar da pequena diferença de capacidade cúbica – de 291,6 cc para 293,5 cc De fato, o novo motor apresenta uma relação entre diâmetro e curso do pistão que privilegia o torque em baixas e médias rotações pela redução do diâmetro do pistão (de 79 para 77 mm) e aumento do curso (de 59,5 para 63 mm). Privilegiando uma curva de torque mais robusta desde baixas rotações o motor ficou mais elástico, com entrega de torque constantemente superior, alcançando um ganho de cerca 8% a 3.000 rpm. Enfim, o novo motor da Sahara 300 proporciona uma “pegada” mais robusta justamente na faixa de rotações utilizada com maior frequência.
A resposta mais consistente ao comando do acelerador determina menor abertura do acelerador, mudanças de marchas menos frequentes e maior economia. Outro dado distintivo do motor da Sahara 300 está no cabeçote, antes DOHC – Double Overhead Camshaft e agora OHC – Single Overhead Camshaft. A opção pelo comando simples com balancins roletados em substituição ao duplo comando para o acionamento das quatro válvulas permitiu conter dimensões, peso e complexidade mecânica sem prejuízo da potência máxima.
No que tange à alimentação, o sistema de injeção eletrônica PGM-FI com tecnologia Flex One permite ao motor da Sahara 300 ser abastecido com gasolina ou etanol. O uso de um ou outro combustível – ou a mistura de ambos em qualquer proporção. Importante lembrar que o novo motor da Sahara 300 esta em conformidade da legislação PROMOT 5.
Novidade muito esperada, a inclusão da 6ª marcha, veio acompanhada de um novo sistema de assistência da embreagem, que é do tipo assistida e deslizante. O resultado destes aperfeiçoamentos se verifica através do reduzido grau de esforço para atuar no acionamento da alavanca. Quanto à embreagem deslizante, ela proporciona segurança nas reduções de marchas mais extremas por conter a perda de aderência da roda traseira.
Outro equipamento da Sahara 300 é o radiador de óleo, posicionado de maneira a não sofrer avarias em eventuais tombos e assegurar a estabilidade térmica, fator determinante para durabilidade do motor, reduzindo as chances de superaquecimentos em uso intensivo assim como prolongando a eficiência do lubrificante.
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Chassi
• Novo chassi tipo berço semiduplo fechado
• Nova balança de suspensão
• Novo sistema de ajuste da tensão da corrente
O chassi da nova Sahara 300 é similar ao que equipa a CRF 250F, moto especificamente projetada para a prática do off-road. A arquitetura tipo berço semiduplo, padrão nas CRF, é garantia de resistência a solicitações extremas, e sua realização em tubos de aço de elevada especificação estabelece um novo standard no segmento.
A suspensão dianteira telescópica, com tubos de 41 mm, permite 245 mm de curso à roda, que tem aro de alumínio de 21 polegadas e é calçada com pneu medida 90/90. Na traseira, o destaque vai para a nova balança de suspensão de alumínio, também derivada da CRF 250F. O curso é de 225 mm e o conjunto mola-amortecedor permite regulagem na carga da mola em sete níveis. O pneu traseiro tem medida 120/80 – 18. Importante mencionar que os pneus Metzeler Karoo Street que equipam a Sahara 300 foram especificamente desenvolvidos para o modelo, resultando em maior aderência tanto em vias pavimentadas quanto na terra, assim como maior economia e menor rumorosidade.
Dado importante que influencia de maneira positiva aspectos relacionados a maneabilidade, frenagem e performance da Honda Sahara 300 é a redução do peso a seco nas versões Standard e Rally, que passou de 148 kg para 147 kg. Na versão Adventure o peso a seco é de 149 kg. A frenagem traz sistema ABS (Antilock Brake System) de dois canais. O disco dianteiro tem 256 mm de diâmetro, no qual atua um cáliper de pistão duplo de comando hidráulico. O disco traseiro tem 220 mm de diâmetro e cáliper é de pistão simples, também com comando hidráulico.
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Acessórios
• Opcionais desenvolvidos no Brasil
• Intercambiáveis entre as versões Standard, Rally e Adventure
• Equipamentos de pilotagem e linha casual Honda Store
Uma série de acessórios originais, exclusiva para a Sahara 300, será disponibilizada nas concessionárias Honda. A linha de acessórios criada no Brasil oferece a possibilidade de personalizar a Sahara 300 e elevar o grau de proteção e versatilidade do modelo. Diferentes opções de para-brisa, top box, protetor de carenagem e protetor de cárter se unem aos produtos Honda Store, formada por uma série de capacetes, roupas específicas para pilotagem e coleção casual. Tudo com a marca Honda, uma garantia de durabilidade com alto padrão de qualidade.
Preço, cores, garantia
Oferecida nas versões, Standard, Rally e Adventure, a XRE 300 Sahara estará disponível na rede de concessionários Honda a partir de dezembro. A garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem, mais óleo Pro Honda grátis em sete revisões (o fornecimento gratuito do óleo é válido a partir da 3ª revisão). O intervalo de manutenção é de 6.000 quilômetros ou 6 meses após a primeira revisão, que deve ocorrer com 1.000 quilômetros ou 6 meses.
As opções de cores disponíveis e o preço público sugerido base São Paulo/SP, que não inclui despesas com frete ou seguro, são os seguintes:
 Honda XRE 300 Sahara Standard (Cinza Metálico): R$ 27.090,00
   Honda XRE 300 Sahara Rally (Vermelho): R$ 27.690,00
      Honda XRE 300 Sahara Adventure (Bege Metálico): R$ 28.650,00
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Ficha Técnica –  Honda XRE 300 Sahara 2024
Motor
Tipo OHC, Monocilíndrico, 4 tempos, 293,5 ccrefrigerado  a ar
Potência   (gasolina) 24,8 CV a 7500 rpm
Potência   (etanol) 25,2 CV a 7500 rpm
Torque  (gasolina) 2,70 kgfm a 5750 rpm
Torque  (etanol) 2,74 kgfm a 5750 rpm
Transmissão 6 marchas
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Sistema de partida elétrica
Diâmetro x Curso 77,0 x 63,0 mm
Relação de Compressão 9.3 : 1
Sistema de Alimentação Injeção Eletrônica PGM-FI
Combustível Gasolina e/ou Etanol
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Sistema elétrico
Ignição Eletrônica    Bateria 12V – 5 Ah Farol LED
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Capacidades  
Tanque  13,8 litros (Reserva 2,6 litros)
Óleo do Motor 2,0 litros (1,5 litros p/ troca)
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Dimensões  
Comprimento x Largura x Altura (Versão STD e RLY) 2193 x 829 x 1270 mm
Comprimento x Largura x Altura (Versão ADV) 2193 x 829 x 1400 mm
Distância entre eixos 1425 mm
Distância mínima do solo 269 mm
Altura do assento 859 mm
Peso seco (versão STD e RLY) 147 kg
Peso seco (versão ADV) 149 kg
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Chassi semiberço duplo
Suspensão dianteira garfo telescópico / 245/221 mm
Suspensão traseira Pro-Link / 77/225 mm
Freio dianteiro/diâmetro    a disco / 228,80 mm / 256 mm
Freio traseiro/diâmetro    a disco / 186 mm / 220 mm
Pneu dianteiro 90/90-21M/C 54S
Pneu traseiro 120/80-18M/C 62S
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ZC Jacaré, BH. Jorn. MTb: 16.740/MG  Jacaremoto.com.br, Coluna do Jacaré, jornal do Jacare, Instagram: @jacaremoto  
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