Produção de motos em Manaus (AM)
Em ano com importantes lançamentos, recordes e marcos da produção, a marca comemora o melhor resultado em doze anos
São Paulo, 08/1/2025 – A Honda Motos celebra o desempenho positivo em 2024 e registra um crescimento de 12% nos emplacamentos, com mais de 1,28 milhão de motocicletas entre janeiro e dezembro.
Esse resultado supera o total de 2013, quando 1,22 milhão de unidades foram emplacadas. É o terceiro ano consecutivo que a Honda registra mais de um milhão de motos emplacadas em um ano.
A marca segue como líder do mercado de motos no país e no mês de abril de 2024 registrou o maior número de emplacamentos mensais, com 121.311 unidades, superando o recorde anterior, que era de 119.322, em maio de 2012.
O crescimento nos emplacamentos pode ser atrelado a quatro pilares fundamentais: a moto como solução de mobilidade eficiente e econômica, o aumento de novos habilitados com a categoria A, o uso da moto como geração de renda e, por fim, o acesso ao crédito. Somado a esses fatores, a assertividade das estratégias comerciais da Honda, em parceria com a rede de Concessionárias em seus mais de 1.100 pontos de vendas pelo país, fez com que a marca pudesse obter bons resultados em 2024.


PCX 160 2025
Nos modelos de baixa cilindrada, um dos destaques é para a linha CG 160, com mais de 429 mil unidades, ou seja, mais de 33% do total de vendas da Honda no ano. O modelo é o mais vendido pela marca e se destaca como veículo mais vendido em todo mercado nacional. Em 2° lugar nos emplacamentos, a linha Biz registrou mais de 278 mil unidades durante o período, resultado que garantiu um recorde anual histórico do modelo desde seu lançamento, em 1998.
No segmento de scooters, modelos que estão cada vez mais presentes nas ruas de todo o Brasil garantindo agilidade e economia, outro recorde: pelo quinto ano consecutivo, a PCX cresce em vendas e registra seu melhor resultado anual, com mais de 55 mil unidades emplacadas.
Nos modelos de maior cilindrada, a Honda mantém a liderança do segmento e representa cerca de 30% dos emplacamentos de motocicletas acima de 451cc. Em um mercado altamente competitivo, a marca busca fortalecer sua presença e oferecer diferenciais tecnológicos para um cliente exigente.
A Honda Serviços Financeiros é um importante pilar de negócios e tem a missão de facilitar o acesso aos produtos da marca. No ano de 2024, foi responsável por 45% das vendas de motos em todo o Brasil.
O Consórcio Honda foi um dos destaques, com uma participação de, em média, 30% das vendas no segmento de motocicletas, com mais de 1 milhão de cotas comercializadas. Este é um recorde histórico, que reflete o excelente momento da modalidade e reforça como o Consórcio Honda tem se destacado por meio de inovações oferecidas aos clientes, que podem contar com planos flexíveis e chances de contemplação todo mês.


CG 160 Titan 2025
As operações do Banco Honda representaram 15% das vendas do mercado de motos, e somente no último ano, mais de 200 mil contratos foram firmados, um crescimento de 42% em relação ao ano anterior. Com condições atrativas, consolida-se como principal agente financeiro no segmento.
Nas operações da Seguros Honda, as vendas de apólices tiveram crescimento de 67% se comparado ao ano anterior, totalizando mais 160 mil novos clientes segurados.
Em 2024, a Honda apresentou 12 lançamentos que chegaram para continuar fortalecendo a linha de produtos da marca, que é a maior do segmento nacional, e atender aos mais variados perfis de clientes. Entre as motos de baixa cilindrada, Pop 110i ES, Biz 125, NXR 160 Bros, XRE 190, CG 160, XR 300L Tornado e CB 300F Twister; além das scooters Elite 125, PCX 160 e ADV 160 e a linha de modelos off-road CRF, com os modelos CRF 450 e CRF 250.


Biz 125 EX 2025
Produção
A produção também acompanhou a tendência de crescimento, com mais de 1,3 milhão de unidades saindo das linhas produtivas em Manaus (AM), alta de 8% sobre o ano passado. O acumulado supera o resultado de 2014, quando foram produzidas 1,23 milhão de motos.
Neste ano, a Honda celebrou um marco histórico em sua fábrica de Manaus: 30 milhões de motos produzidas no país. Esse montante faz da Honda a maior fabricante de veículos automotores do Brasil.
Desde a fundação, em 1976, quando instalou sua primeira fábrica no Brasil, a Honda contribui para o desenvolvimento sustentável da região amazônica. Ao se instalar na Zona Franca de Manaus, a fábrica promove a geração de empregos qualificados, renda, capacitação de pessoas e contribui para a preservação do meio ambiente ao inibir atividades baseadas na exploração de recursos naturais.
Expectativas para 2025
A Honda mantém investimentos constantes para a qualidade do negócio no longo prazo e segue acreditando na relevância da moto para o Brasil. Para 2025, a empresa prevê um crescimento consistente nos emplacamentos e produção.
A marca ainda prevê lançar novos modelos ao longo desse ano, concluindo uma das maiores renovações da linha de produtos em toda história, além de outras inovações que reforçam o protagonismo da Honda no setor e impulsionam a busca por soluções que superem as expectativas de clientes.
Sobre a Honda no Brasil:
Em 1971, a Honda iniciava no Brasil as vendas de suas primeiras motos importadas. Cinco anos depois, era inaugurada a fábrica da Honda Motos, em Manaus. De lá para cá, a unidade produziu mais de 30 milhões de motos, com destaque para a CG, veículo mais vendido do Brasil, além de quadriciclos e de motores estacionários que formam a linha de Motores e Máquinas, também composta por motobombas, roçadeiras, geradores e cortadores de grama.
Para facilitar o acesso aos produtos da marca, em 1981 nasceu o Consórcio Honda, administradora de consórcios referência no mercado nacional, que faz parte da estrutura da Honda Serviços Financeiros, também composta pela Seguros Honda e o Banco Honda. Dando continuidade à trajetória de crescimento, em 1992 chegavam ao Brasil os primeiros automóveis Honda importados e, pouco tempo depois, em 1997 a Honda Automóveis do Brasil iniciava a produção, em Sumaré (SP). A segunda planta de automóveis da marca, construída na cidade de Itirapina (SP), foi inaugurada em 2019 e concentra, atualmente, toda produção dos modelos locais, enquanto a unidade de Sumaré se consolida como centro de produção de motores e componentes, desenvolvimento de produtos, estratégia e gestão dos negócios do grupo Honda.
Atualmente, mais de 2 milhões de automóveis da marca já foram produzidos em solo nacional. Durante esses anos, a empresa também inaugurou Centros Educacionais de Trânsito, de Treinamento Técnico, de Distribuição de Peças e de Pesquisa & Desenvolvimento. Estruturou uma rede de concessionárias hoje composta por aproximadamente 1.300 endereços. Em 2014, em uma iniciativa inédita no segmento, a Honda inaugurou seu primeiro parque eólico do mundo, na cidade de Xangri-Lá (RS). O empreendimento supre toda a demanda de energia elétrica das plantas de automóveis no interior de São Paulo e do escritório na capital paulista, reduzindo os impactos ambientais das operações da empresa. Em 2015, a Honda Aircraft Company anunciou a expansão das vendas do HondaJet, o jato executivo mais avançado do mundo, para o Brasil.
Imprensa: Honda
Fotos: Honda/divulgação
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