Show ao vivo no Brumadinho Motofest
Com um público de mais de sete mil pessoas, muita música boa, drinks e cervejas especiais, gastronomia variada, muitas motos e um “Céu de Lindas Montanhas”, o 1º Encontro Nacional de Motociclistas de Brumadinho foi um sucesso
Nota do Jacaremoto: Já houveram vários encontros de motociclistas em Brumadinho, realizados pelos Motoclubes da cidade. Então, esse Encontro, respeitando a história da cidade e os outros eventos/realizadores, não é o 1º…)
Um evento para ficar na memória de quem participou. Esse foi o principal balanço do 1º Encontro Nacional de Motociclistas de Brumadinho, com a grife de Brumadinho Motofest 2023, realizado nos dias 6, 7 e 8 de outubro, na Comunidade de Palhano, em frente ao Residencial Boavista, no município de Brumadinho.
O evento, que teve o patrocínio do Instituto Cultural Vale e da Cervejaria Backer, proporcionou aos participantes um cardápio musical recheado de muito blues, rock, Beatles e MPB; uma gastronomia variada, cervejas e drinks especiais, artesanatos e produtos voltados para o mundo do motociclismo, carros e motos customizadas e um amplo espaço para que a galera pudesse se confraternizar e curtir um fim de semana com muita paz, muito astral e muita segurança.
Brumadinho Motofest
Para os organizadores, o publicitário Antônio Carlos Caldeira Ramos e o professor universitário Geraldo César Juliani, além de impulsionar o moto-turismo em Minas Gerais e reunir a galera das duas rodas, o Encontro também teve como objetivo dar visibilidade aos inúmeros atrativos turísticos disponíveis em Brumadinho.
“Os participantes puderam conhecer um pouco do catálogo ‘Céu de Montanhas’ (o slogan do evento foi “O moto-turismo nas vivências do Céu de Montanhas”), que é uma iniciativa do Instituto Cultural Vale em parceria com a Rede Terra, que reúne cerca de 39 experiências turísticas voltadas para natureza, gastronomia, artesanato, cerâmica e cultura tradicional”, ressalta Geraldo César, também conhecido como “Gê”.
A agenda musical do 1º Encontro Nacional dos Motociclistas de Brumadinho começou na sexta-feira, às 18h, com a apresentação da banda Soul Much Blues; e terminou no domingo, às 22h, com o Grupo Lurex, que trouxe para o Encontro interpretações fantásticas da banda de rock britânica Queen.
Ao longo dos três dias, o palco do Brumadinho Motofest foi ocupado por 14 atrações musicais, tendo vários grupos e artistas da região de Brumadinho, como o cantor Márcio Nagô (canções inspiradas nas belezas da região), a banda Don’t Panic (hits dos anos 1970, 1980 e 1990), a Alma Negra (Rock’n Roll do grupo Black Sabbath) e as bandas femininas MP3 (com o melhor da MPB), Novelle Blues e a dupla FolkNews (com o melhor estilo folk). O bom cardápio musical ainda inclui as bandas Get Beatles, B-74, Bauxita e Rock Machine, Wilson Sideral e Tropical Blues, Tryp Rock Band e a Banda Tupibikini’s.
Brumadinho Motofest
O publicitário Antônio Carlos Caldeira Ramos, conhecido pelos amigos como “Tunico”, explica que, além dos músicos locais, o Encontro também abriu espaço para os comerciantes locais, sem cobrar nada pela participação deles, que montaram suas barracas para vender espetinhos, pastéis, bolinhos, feijão tropeiro, diversos pratos típicos da região, artesanatos, sucos, serviços de bem-estar e diversos outros produtos.
Ao final do evento, o comerciante Jeferson Felipe de Oliveira, que é do Córrego do Feijão, comemorava a oportunidade de participar e o resultado das vendas. “Contei com a ajuda da minha família para dar conta da demanda”, conta o comerciante.
Além da boa comida, o Brumadinho MotoFest também ofereceu aos participantes um cardápio bem especial de cervejas da Cervejaria Backer, que produz a Capitão Senra, rótulo já consagrado entre os motociclistas; de cervejas artesanais da Cervejaria BeBrum, de vinhos que vieram diretamente de Mendoza, na Argentina, importados pela Pontello Du Vin e de diversos tipos de drinks, incluindo drinks premiados internacionalmente, como o “Barrocada’ (cachaça de manjericão, licor de vinho de jabuticaba e água de quirino)”, criado pela alquimista, ou melhor mixologista molecular, Marcela Azevedo, que mora em Palhano e montou sua barraca no Encontro.
O evento atraiu motociclistas de vários lugares de Minas e do Brasil, que lotaram os hotéis e pousadas da região. E os primeiros começaram a chegar à Palhano já na noite de sexta-feira, como o casal Leandro Bispo de Souza e Dieila Almeida, que faz parte do grupo Insanos Motoclube. Eles saíram de Divinópolis, no Centro-Oeste mineiro, em uma big trail Suzuki V-Strom e se hospedaram na Pousada das Brumas, que fica próxima ao evento.
“Já fomos a vários encontros de moto e gostamos muito das atrações musicais, da cerveja e da comida. Esperamos que o Brumadinho Motofest se repita no ano que vem”, disseram os dois.
O Encontro também reconheceu o trabalhado realizado por diversos motociclistas na divulgação do moto-turismo. Entre os homenageados do 1º Encontro Nacional dos Motociclistas de Brumadinho, estavam Rômullo Provetti (administrador, fotógrafo amador e autor de vários livros sobre viagens de moto), que já rodou de moto por 22 países e está perto da marca de 400.000 KMs rodados; e Mauro Assumpção, autor do projeto MG Motos nas redes sociais e que tem o objetivo de conhecer de moto todos os 853 municípios de Minas Gerais, dos quais ele já visitou mais de 500, registrando tudo em áudio e vídeo.
Mauro já tem na bagagem os títulos de embaixador da Estrada Real, da Rota Capitão Senra, do Caminho de São Tiago (passa por 11 municípios mineiros), do Circuito das Grutas e da Via Liberdade (que liga o Rio a Brasília). Agora está sendo requisitado pelo Tunico e pelo Gê para que seja também embaixador da “Rota Céu de Montanhas” lançada no evento.
Os organizadores Antônio Carlos Caldeira Ramos e Geraldo César Juliani ficaram satisfeitos com os resultados do 1º Encontro Nacional dos Motociclistas de Brumadinho. “Por ser a primeira edição, tivemos algumas dificuldades, que nos serviram como um aprendizado.
Mas acreditamos que o evento cumpriu a missão de divulgar o moto-turismo em Minas Gerais, mostrando um pouco de toda a riqueza da gastronomia, do artesanato, da cerâmica, da cultura, das belezas naturais e do potencial turístico da região, que vai bem além do Inhotim.
Ficamos felizes também de proporcionar bons momentos aos participantes e de ajudar no fortalecimento da economia local”, comemoram “Tunico” e “Gê”, que já pensam na segunda edição para o ano que vem.
(Obs.: site em manutenção em 19/10) Mais info. no site do evento https://www.brumadinhomotofest.com.br.
Imprensa:Eduardo Campos/ Luís Otávio
Fotos: Eduardo Aquino
.
.
.
.
.
.
.
.
ZC Jacaré, BH. Jorn. MTb: 16.740/MG Jacaremoto.com.br, Coluna do Jacaré, jornal do Jacare, Instagram: @jacaremoto
SIGA o JACAREMOTO no INSTAGRAM: https://www.instagram.com/jacaremoto/
Cadastre 0800 seu evento de motociclistas no portal https://jacaremoto.com.br/cadastrar-agenda/
.
.