Cuidados ao comprar uma moto usada

Moto usada tem suas vantagens mas o cuidado é primordial

Como nem sempre podemos comprar uma moto 0 km, ou aparecem oportunidades para comprarmos motos usadas em bom estado, acabamos optando por uma moto que já foi de outra pessoa.

Para evitar problemas na hora de comprar uma moto usada, como na parte mecânica ou mesmo na documentação, pedimos para que você leia o texto que preparamos para casos como o seu. Confira e faça um negócio seguro.

Observe o estado da moto

Obviamente que você vai olhar para toda a moto, no entanto, é preciso observar os detalhes. Excesso de riscos na lataria, no retrovisor ou mesmo no banco, sugerem acidentes ou uma moto malcuidada.
Uma volta com a moto, observando se há ruídos estranhos, freios que não funcionam direito e outros problemas, é uma boa escolha. Aliás, bom mesmo é levar a moto até o seu mecânico de confiança.

Examine os sinais de batidas

Seguindo a observação do estado da moto, olhe para a qualidade da pintura. Isso mesmo, muito brilho pode representar que ali houve uma batida.
Claro que o dono da moto pode ser muito caprichoso e manter o brilho sempre impecável. Nesse caso, o mecânico, que citamos anteriormente, é quem vai lhe ajudar nessa desconfiança.

Fique de olho na parte elétrica

Chamado de “chicote elétrico”, a moto tem um conjunto de cabos que leva energia elétrica e transmite informações para os sistemas periféricos da moto. Para saber onde ele fica, está sobre a carenagem e o assento da moto. Se você remover, vai poder vê-lo. Ali, deve-se olhar se os fios estão em boas condições, e se não tem emendas ou as famosas “gambiarras”.
Verifique faróis, setas, buzina e luz de freio. Gire a chave da moto e olhe para as luzes do painel, pois todas devem acender. Na dúvida, o mecânico vai lhe ajudar a entender tudo que está funcionando como deveria.

Confira a documentação

A documentação diz muito se existem pendências sobre a moto. Ela revela se os impostos estão em dia e as possíveis multas. Além disso, verifique se o número do chassi é o mesmo daquele do documento.
Lembrando que ao comprar uma moto com problemas na documentação, você torna-se o responsável para colocar tudo em dia. Ainda, pode nem conseguir fazer a transferência para o seu nome.
Para consultar a documentação, basta acessar o site do Detran.

Pesquise o preço

Com o modelo correto da moto em mãos, você consegue pesquisar em vários sites de venda. Inclusive, na tabela FIPE, você tem um ponto de partida para negociar. Quando o preço estiver muito acima ou bem abaixo da tabela, desconfie.
Tire um tempo para pesquisar com atenção os preços, delimitando a pesquisa para o (s) modelo (s) que você pretende comprar. Assim, evita a perda de tempo com modelos que não lhe interessam ou custam mais do que você pode pagar.

Considere as suas finanças

Na ponta do lápis, você precisa saber quanto pode gastar na compra da moto. O orçamento familiar tem que ser considerado, afinal, a aquisição da moto não é o único custo nesse momento. Há gastos com transferência no Detran, revisão e, na sequência, com licenciamento.
Conheça o seu limite de preço e faça um negócio seguro, não apenas na beleza da moto, mas para o seu bolso.

Peça garantia

Uma loja de motos de credibilidade fornece um bom período de garantia da moto. No mínimo três meses para motor e câmbio.
Numa compra particular, de uma pessoa para a outra, dificilmente haverá garantia.
Os cuidados ao comprar uma moto são semelhantes à de um carro. É preciso estar atento às qualidades físicas, documentais, de preço, das suas condições financeiras em casa e da garantia oferecida pela loja.

O artigo vai lhe ajudar? Aproveite e siga nossas redes sociais.

Autor:  Rafael Takacs

 

.
.
.
.
.
.
.
.
.
ZC Jacaré, BH. Jorn. MTb: 16.740/MG Jacaremoto.com.br, Coluna do Jacaré, jornal do Jacare, #jacaremoto
SIGA o JACAREMOTO no INSTAGRAM: https://www.instagram.com/jacaremoto/
Cadastre 0800 seu evento de motociclistas no portal https://jacaremoto.com.br/cadastrar-agenda/
.
.

 

 

Share on facebook
Share on twitter
X