Confirmada; Yamaha TÉNÉRÉ 700: a lenda chegará em 2025!

Yamaha Ténéré 700 chegará  ao Brasil no início de 2025
Confirmado oficialmente: finalmente chegará ao Brasil no início de 2025 a Yamaha Ténéré 700, a tão desejada big trail que traz consigo o legado de mais de 40 anos de existência da linha Ténéré.
Reconhecida no mundo todo como referência entre as big trails, a Ténéré 700 foi inspirada nas icônicas motos de corrida do Rally Dakar, onde a Yamaha fez história. Seu projeto teve como premissa, a durabilidade, versatilidade e a performance. É uma motocicleta completa, perfeita para quem busca resistência e conforto para o uso no Touring, agilidade e potência para os desafios no off-road, e ainda praticidade e confiabilidade para quem busca uma parceira para grandes aventuras.
Desenho inconfundível e funcional 
À primeira vista, a Ténéré 700 impressiona. Seu visual é imponente, e suas linhas transmitem agilidade, robustez e modernidade. O conjunto formado pela carenagem, tanque e faróis tem um visual impactante e vão além da estética, também se destacando pela funcionalidade.
Vista frontal da Ténéré 700
Cockpit
A carenagem superior assim como os protetores de mão, garantem proteção contra vento e intempéries, ideal para viagens longas. Já o guidão de alumínio do tipo Fat Bar, além de oferecer maior resistência à quebras e empenamentos, tem o posicionamento elevado para privilegiar a condução mais relaxada, facilitando a pilotagem em pé, comum no off-road. O projeto do cockpit prevê ainda a acomodação dispositivos de navegação adicionais, como GPS ou road book de rally.
Painel 
Moderno e elegante, o painel da Ténéré conta com display TFT colorido de cinco polegadas. Nele há duas diferentes opções de temas para visualização das informações, sendo um com design moderno e dinâmico, e outro com uma aparência mais tradicional que lembra a era analógica.
Em ambas opções são mostrados o velocímetro, indicador de marchas, nível de combustível, odômetro total e dois parciais, autonomia estimada, consumo médio e instantâneo de combustível, medidores de percurso com contagem regressiva e velocimetro. Para acessá-las, é fácil e cômodo, através do botão de rolagem no punho direito.
Iluminação
 O conjunto frontal de iluminação, com o farol múltiplo de 4 projetores de LED com luz de posição, é mais um elemento que mescla modernidade com o visual das motos de rally. Ele se destaca pela excelente iluminação, garantindo mais segurança e conforto na pilotagem noturna.
Na Ténéré 700, assim como a lanterna traseira, os piscas também são em LED, garantindo maior eficiência tanto na capacidade de iluminação, quanto na durabilidade.
Yamaha Ténéré 700
Ergonomia
A ergonomia é mais uma prova que a estética é também funcional nessa moto. Nela, a triangulação entre os pontos de apoio, composto por guidão, assento e pedaleiras, permitem um posicionamento mais relaxado, minimizando o cansaço na pilotagem por longos períodos, como em viagens.
Seu banco é plano, facilitando a movimentação do corpo, seja sentado ou em pé – fundamental para uma pilotagem mais eficiente e segura no off-road. Aaltura do assento em relação ao solo é de 875 mm.
Yamaha Ténéré 700
O tanque de combustível por sua vez, é estreito, proporcionando excelente encaixe e aderência aos joelhos, promovendo um controle mais preciso em todos os tipos de terreno, seja na condução sentado ou em pé. Em virtude da capacidade de 16 litros, sua autonomia potencial é de mais de 350 km, trazendo mais tranquilidade quando se está percorrendo longas distâncias em locais remotos.
Cores
A Yamaha Ténéré 700, tem duas opções de cores disponível: o azul metálico (icon blue), e o cinza fosco (tech kamo).
Força de em qualquer situação  
É fato que a Yamaha Ténéré 700 é referência no segmento de Big Trail por sua comprovada eficiência em vários quesitos. Na motorização sem dúvidas é um dos quesitos que ela mais se destaque, superando as expectativas e impressionando quem a conduz.
Motor de 2 cilindros – 73,4 cv
O motor combina confiabilidade à entrega de potência emocionante, respondendo de forma rápida e vigorosa ao acelerador, entregando torque já em baixa rotação. Na prática, tudo isso garante à Ténéré 700 força de sobra nas mais diversas situações de pilotagem e em qualquer tipo de terreno.
Batizado pela Yamaha como CP-2, este motor possui tecnologia Crossplane, a mesma utilizada na M1 que disputa a MotoGP, pensada para melhorar o torque e entrega de potência do motor.
Compacto e de alta tecnologia, o CP-2 é um bicilíndrico em linha com capacidade de 689 cc, do tipo DOHC (Dual Over Head Camshaft), com dois comandos e 8 válvulas no cabeçote. Seu arrefecimento é a líquido, e sua alimentação é feita por sistema de injeção eletrônica. Ele é capaz de desenvolver a potência máxima de 73,4 cv a 9.000 rpm, e o torque máximo de 6,9 kgfm a 6.500 rpm.
Seu câmbio, com seis marchas, tem engates precisos e acionamento suave.  Nele, as relações de transmissão foram projetadas para extrair o melhor do torque em baixa e média velocidade. A transmisão secundária, por corrente, é formada por coroa e pinhão com 46 e 15 dentes respectivamente, e corrente reforçada de passo 525.
Diversão e performance com controle 
Apesar de seu porte sugerir se tratar de uma moto  de maior cilindrada, a Ténéré 700 é extremamente ágil e fácil de pilotar. Sua estrutura resistente suporta aventuras pelos caminhos mais difíceis.
Chassi 
Construído em aço tubular e com berço duplo, o chassi utilizado na Ténéré 700 se destaca pela grande resistência, baixo peso e dimensões compactas, contribuindo para curta distância entre eixos de 1.595 mm e para o corpo estreito.
Nela, o ângulo do cáster de 27°, a distância do trail de 105 mm, e distância livre do solo de 240 mm dão ao modelo toda sua admirável agilidade e versatilidade, inclusive em situações de pilotagem mais técnicas no off-road.
Suspensões 
Toda big trail voltada para aventura que se preze, necessita de suspensões eficientes e robustas; E nesse quesito, a Ténéré 700 mais uma vez surpreende!
Na dianteira ela é equipada com amortecedores do tipo Up Side Down, com largos tubos de 43 mm de diâmetro. Eles são mais resistentes à torção, o que consequentemente garante maior controle na pilotagem, sobretudo no off-road. Conta com ajuste hidráulico de retorno e compressão com curso de 210 mm, fundamental para transpor obstáculos em qualquer tipo de terreno.
Na traseira, a suspensão é do tipo monoamortecida, com amortecedor único e balança com links. Seu funcionamento é suave, proporcionando uma pilotagem confortável e estável, seja em estradas de terra ou rodovias, pilotando sozinho ou carregando um passageiro e bagagem. Com 200 mm de curso da roda, conta com um conveniente sistema de ajuste rápido da pré-carga da mola sem necessidade de ferramentas. Conta ainda com ajuste da compressão e retorno hidráulico da suspensão.
Freios 
Tão bom quanto uma motocicleta com grande poder de aceleração, é uma motocicleta capaz de frear com eficiência e em espaços curtos. E isso a Ténéré 700 faz muito bem!
Na dianteira o sistema é composto por dois discos flutuantes e ventilados do tipo Wave, com diâmetro de 282 mm e pinças de duplo pistão da marca Brembo. Na traseira, o sistema conta com um disco  do tipo wave com diâmetro de 245 mm, e pinça de um pistão.
Pensando em atender aos mais variados tipos de utilização, seja no nível de pilotagem ou no tipo de terreno, a Ténéré 700 conta com ABS comutável em três modos. No modo 1 o ABS funciona em ambas as rodas – uma exigência legal em estradas públicas. No modo 2 o ABS na roda dianteira ligado, na roda traseira desligado, proporcionando maior controle em trilhas de terra ou pedras soltas. No modo 3 o ABS está totalmente desligado, proporcionando o máximo de controle ao se aventurar no off-road.
Rodas aro 21 na dianteira  e 18 na traseira
Assim como nas motos de rally, que são submetidas a condições extremas, a Ténéré 700 é equipada com roda dianteira de 21 polegadas e roda traseira de 18 polegadas, ambas do tipo raiada com aros reforçados em alumínio da marca japonesa DID. Combinam baixo peso com extrema força e excelente resistência a impactos.
Pneus
Para calçar as belas rodas, pneus Pirelli Scorpion Rally, capazes de oferecer altos níveis de tração no off-road, e durabilidade nas ruas e estradas. Na dianteira, as medidas são 90/90 – 21 M/C 54V, na traseira, 150/70 R 18 M/C 70V.
A pré-venda da Yamaha Ténéré 700 acontecerá dentro do primeiro trimestre de 2025. A data de chegada à Rede de Concessionários Yamaha, bem como o preço público sugerido serão informadas próximo ao início da pré-venda. As informações de produto estão sujeitas a mudanças de acordo com o modelo de fabricação.
.
                                           Mais inf.: https://www.yamaha-motor.com.br/
      FICHA TÉCNICA XT TÉNÉRÉ 700 *
Motor 4 tempos, 2 cilindros, 689 cc, comando DOHC, refrigeração líquida
Potência máxima 73,4 cv a 9.000 rpm
Torque máximo 6,9 kgfm a 6.500 rpm
Diâmetro x curso  80,0 x 68,6 mm
Taxa de compressão 11,5 : 1
Câmbio 6 velocidades
Transmissão final corrente
Chassi Aço tubular com berço duplo
MEDIDAS
Largura total  1.595 mm
Peso  cheio 205 kg
Entre eixos  1.595 mm
Altura total 1.455 mm
Distância mínima do solo 240 mm
Comprimento total 2.370 mm
Capacidade do tanque 16,0 L
Capacidade do tanque de óleo 3 L
SUSPENSÕES
Sistema de suspensão dianteira  Garfo telescópico invertido, Ø 43 mm
Curso da suspensão dianteira  210 mm
Sistema de suspensão traseira  Braço oscilante com link
Curso da suspensão traseira 200 mm
FREIOS
Disco duplo hidráulico, Ø 282 mm
Freio traseiro Disco hidráulico, Ø 245 mm
Pneu dianteiro 90/90 – 21 M/C 54V
Pneu traseiro 150/70 R 18 M/C 70V
Ângulo de caster 27º
Trilha 105 mm
*As informações de produto estão sujeitas a mudanças de acordo com o modelo de fabricação.
Fotos: Yamaha/divulgação
.
.
.
.
.
.
.
.
ZC Jacaré, BH. Jorn. MTb: 16.740/MG  Jacaremoto.com.br, Coluna do Jacaré, jornal do Jacare, #jacaremoto  
SIGA o JACAREMOTO no  INSTAGRAM: https://www.instagram.com/jacaremoto/ 
Cadastre 0800 seu evento de motociclistas no portal https://jacaremoto.com.br/cadastrar-agenda/
.
.
Share on facebook
Share on twitter
X