Chegou: Honda CB 300F Twister 2023: novo design, motor atualizado e a mesma confiabilidade

Honda CB 300F Twister 2023 
Sinônimo de versatilidade e robustez, nova Twister evolui na parte ciclística e no visual, em um projeto pensado para os brasileiros, que há décadas veem o modelo como sinônimo de excelente custo benefício, bom desempenho e economia. Preços: a partir de 18.900,…
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Honda CB 300F Twister 2023 em  2 versões 
 Estética bem-sucedida e ótima performance global viraram a marca registrada do modelo. Em 2008 a 1ª geração da CBX 250 Twister deu lugar à mais potente CB 300R, que dominou o segmento, até o resgate do nome através da inédita CB 250F Twister, que em 2015 estreou um motor inédito, com menor capacidade cúbica que sua antecessora, mas com performance equivalente e consumo menor.
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Honda CB 300F Twister 2023 
Em sete anos de mercado, de 2015 até 2022, a CB 250F Twister se manteve como a nº 1 de seu segmento. A elevada confiabilidade, o estilo moderno e a facilidade de pilotagem a tornaram a opção preferencial para os que desejassem dar um salto de categoria, passar de modelos utilitários de pequena cilindrada, como a CG 160, para uma moto com maior desempenho e capacidade.
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Agora, com a chegada da CB 300F Twister, a história se repete: a Honda cumpre sua tradição de constante aperfeiçoamento técnico e modernização estética, pontos cruciais para continuar na liderança do segmento.
A nova Twister colhe o legado de continuar a ser uma moto versátil, durável, ágil e ambicionada, uma campeã inclusive quando o assunto é a depreciação mínima.
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Sob esta filosofia de aperfeiçoamento, mas sem romper com a essência que o nome Twister carrega, nasce a Honda CB 300F Twister. Motor e suspensões foram aperfeiçoados assim como o aspecto estético, aproximando-a da Honda CB 500F; detalhes como o banco bipartido, painel LCD Blackout e iluminação full-LED são um genuíno upgrade em relação ao modelo que substitui.
Honda CB 300F Twister 2023 
Caracteristicas do modelo
A Honda CB 300F Twister é o resultado de um aprofundado projeto que resultou em uma avançada streetfighter urbana, com estilo agressivo, forte e esportivo, que visa dar aos seus usuários a sensação real de estar pilotando um modelo de cilindrada superior.
No entanto, seu DNA preserva as qualidades da geração precedente, entre elas a renomada robustez, economia e grande versatilidade.
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Cidade ou estrada? as duas…
De fato, a Twister se presta tanto para o trabalho e transporte no dia a dia quanto para o lazer de final de semana.
Atende tanto quem quer uma moto ágil e divertida para encarar estradas repletas de curvas como os que desejam realizar trajetos rodoviários com segurança e reserva de potência, inclusive levando garupa.
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As três cores da nova Honda CB 300F Twister 2023 
Duas versões: CBS e ABS
Mudanças aprofundadas nas suspensões encontraram no consagrado chassi tubular tipo Diamond a estrutura exata para oferecer um comportamento dinâmico de excelência ao modelo.
A frenagem se vale de discos na dianteira e traseira, sendo que a CB 300F Twister será vendida em duas opções nas quais o diferencial é justamente o sistema de freios: CBS – Combined Brake System, ou a versão ABS, com sistema eletrônico antitravamento.
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Melhor aceleração
No motor, a elevação da potência e torque permite respostas ao acelerador mais consistentes, melhorando a aceleração, retomada de velocidade e proporcionando à nova Twister a capacidade de alcançar excelente desempenho.
Esta evolução na performance do motor com tecnologia FlexOne veio acompanhada de ainda mais economia.
O câmbio de seis marchas conta com embreagem assistida e deslizante, ‘upgrade’ complementado pelo novo pneu traseiro, agora mais largo, mudança que atende a elevação da potência.
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A iluminação da CB 300F Twister é full-LED e o painel, tipo Blackout, é pleno de informações e tem como novidade uma porta USB do tipo C para a recarga de smartphones.
Por último, necessário destacar que o novo assento bipartido, o formato do novo tanque e o posicionamento de guidão e pedaleiras proporciona uma excelente ergonomia, sem que tenham sido afetados aspectos práticos como a distância do assento em relação ao solo e o peso a seco, apenas 2 kg superior ao do modelo precedente.
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Características principais
Design & aspectos práticos, Estilo moderno e agressivo, Iluminação full-LED, Banco bipartido e Porta USB no painel…
O estilo da Honda CB 300F Twister foi desenvolvido pelo Mono-C (departamento de design da Honda Brasil), sob o preceito de realizar uma avançada streetfighter com imagem poderosa e agressiva.
Para tal, elementos como as carenagens plásticas que recobrem o tanque – se valem de linhas angulosas, fazendo par com as formas do grupo ótico dianteiro, ponteira de escape e do banco bipartido, cuja porção final elevada enfatiza a esportividade do modelo.
O tanque tem uma “capa” de carenagem sobre o material metálico – CB 300F Twister 2023 
Tanque de 14 L metálico, protegido por carenagem
Sobre a carenagem que recobre o tanque, agora com capacidade de 14 litros, trata-se de recurso que, além de facilitar a obtenção de formas mais elaboradas, tem uma fundamentação de ordem prática: composta de três elementos – esquerdo, superior e direito – em caso de dano a carenagem não só protege o reservatório de combustível metálico como permite economia, tanto por conta da reparação facilitada como pela possibilidade de troca individual dos elementos.
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Desenho atraente  e pneu mais largo
A tecnologia empregada na carenagem de tanque permitiu aproximar o estilo da Honda CB 300F Twister ao da CB 500F, referência em seu segmento.
Desta maneira, a nova Twister se posiciona em um patamar estético superior, com aparência de modelo de maior cilindrada.
Contribuem neste aspecto outras escolhas estilísticas, como a da ponteira de escape curta e elevada, a carenagem inferior do motor e rodas de novo desenho –, mas também escolhas técnicas como o pneu traseiro mais largo, agora um 150/60R-17 (antes 140/70R-17) e a suspensão dianteira mais robusta, com tubos de Ø 41 mm (antes Ø 37 mm).
Honda CB 300F Twister 2023 
Painel completo
O novo painel é outro elemento que confere distinção à Honda CB 300F Twister. De formato retangular, a tela LCD Blackout traz contagiro e indicador de marchas, relógio, velocímetro, dois hodômetros parciais, hodômetro totalizador e oferece informações como autonomia restante, consumo médio e instantâneo, nível de carga da bateria, além das tradicionais luzes-alerta.
Novidade é a porta USB do tipo C para recarga de Smartphones, situada na extremidade superior esquerda do painel.
Honda CB 300F Twister 2023,  com motor de 295 cc e mais torque, refrigerado a ar e câmbio de 6 marchas
Motor moderno e mais forte
Capacidade elevada a 293,5 cc, SOHC de quatro válvulas, refrigerado a ar, câmbio de seis marchas com embreagem deslizante e assistida
Tecnologia FlexOne, Radiador de óleo majorado, O motor da CB 300F Twister deriva diretamente do que equipava sua antecessora.
O ganho de capacidade cúbica – que passou de 249,5 cc para 293,5 cc – foi obtido mediante o aumento do diâmetro do cilindro, que passou de 71 para 77 mm, sendo mantido o curso de 63 mm.
Importante lembrar que tal opção permitiu o aperfeiçoamento do cabeçote de quatro válvulas e consequente ganho para o sistema de alimentação e exaustão do motor.
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Aumento de potência
 A potência máxima passou dos 22,6 cv (22,4 com gasolina) a 7.500 rpm para 24,7 cv (24,5 com gasolina) à mesma rotação.
O torque máximo subiu de 2,28 kgmf (2,24 com gasolina) a 5.500 rpm a 2,60 kgmf (2,61 com gasolina) à mesma rotação.
A potência máxima cresceu 9,3% enquanto o torque máximo nada menos que 15,5%, uma característica extremamente desejável considerando o tipo de uso ao qual a CB 300F Twister se destina, majoritariamente feito de percursos urbanos entremeados a vias expressas.
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Aceleração forte 
Na prática, o ganho se percebe através de uma resposta ao acelerador mais robusta em todas as faixas de rotação.
Outra consequência positiva está no consumo, que se revela ainda melhor, e que podem ser explicadas pelo fato de que apesar do aumento da capacidade cúbica, a elevação de potência e principalmente do torque máximo permite conduzir a CB 300F Twister abrindo menos o comando do acelerador.
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Sem perda de aderência…
Quanto ao sistema de transmissão, o câmbio de seis marchas – exclusividade no segmento – agora está acoplado a uma embreagem deslizante e assistida.
Tal tipo de embreagem, antes exclusivo de motos de alta performance, impede que a roda traseira perca aderência em reduções de marcha mais fortes.
Já a assistência faz com que a alavanca de embreagem seja leve, fácil de acionar, o que em uma moto com forte perfil urbano é uma qualidade muito desejável.
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Radiador de óleo maior
Para melhor assistir a demanda de dissipação de calor do motor, a CB 300F Twister traz um radiador de óleo maior.
O mesmo pode ser dito acerca do sistema de escape: a ponteira mais curta está conectada a uma câmara de expansão sob o motor, que abriga o catalisador. Este, novo posicionamento, confere maior eficiência a todo o sistema.
  Chassi tubular de aço
Chassi tipo Diamond tubular de aço, Suspensão dianteira com tubos de Ø 41 mm e maior curso,
Suspensão traseira com maior curso,  Pneu traseira 150/60R-17.
O consagrado chassi tubular de aço tipo Diamond é a garantia de robustez da nova CB 300F Twister, que além da resistência permite grande agilidade e maneabilidade.
A tal chassi estão associadas suspensões com novas especificações, adequadas às demandas determinadas pelo salto da potência e performance.
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Tubos mais resistente
Na dianteira, a suspensão telescópica agora tem tubos de Ø 41 mm (na CB 250F Twister eram de Ø 37 mm), o que resulta em melhor comportamento diante das solicitações maiores derivadas da elevação da potência do motor. Com curso de 130 mm, esta nova suspensão usada na CB 300F Twister tem a mesma medida de tubos do que a Honda CB 500F.
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Na suspensão traseira, o sistema de monoshock se vale de um amortecedor com mola dupla e balança traseira de aço. O curso da mola passou de 108 para 120 mm, trazendo maior progressividade ao sistema.
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Freios CBS e ABS
A frenagem é um fator que distingue as versões da CB 300F Twister, sendo oferecida com opção CBS – Combined Brake System – ou ABS.
Em ambas, os discos têm as mesmas dimensões, com o dianteiro de Ø 276 mm e o traseiro com Ø 220 mm.
Na versão CBS, o cáliper dianteiro conta com três pistões enquanto na versão ABS o cáliper tem pistão duplo.
O cáliper traseiro tem pistão simples em ambas versões.
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 Preço, cores, garantia
A Honda CB 300F Twister CBS e Honda CB 300F Twister ABS chegam às concessionárias de todo o Brasil à partir de janeiro. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem. Abaixo, as cores disponíveis para cada uma das versões e seus respectivos preços sugeridos (base Distrito Federal):
CB 300F Twister CBS: Cinza metálico e vermelha – R$ 18.900,00
CB 300F Twister ABS – Dourada e vermelha – R$ 19.800,00
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Motor cb 300F 
Motor monocilindrico 4T, 293 cc, comando SOHC de quatro válvulas, injetado PGM-FI,  refrigerado ar
Potência: 24,7 cv
Torque: 2,61 Kgfm
Câmbio: 6 marchas
Chassi: tipo diamond frame
Pneu dianteiro: 110/70R-17M/C 54H
Pneu traseiro: 150/60R-17M/C 66H
Suspensão dianteira: garfo telescópico
Suspensão traseira: monoamortecedor
Sistema de freio ABS: disco nas duas rodas
Altura do banco:   789 mm
Tanque:   14 L
Peso:  153 kg

Preços sem frete: a partir de 18.900,00

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Imprensa: Honda.    Veja mais no site: https://www.honda.com.br/motos/
Sobre a Honda no Brasil: 
Em 1971, a Honda iniciava no Brasil as vendas de suas primeiras motos importadas. Cinco anos depois, era inaugurada a fábrica da Honda Motos, em Manaus. 
De lá para cá, a unidade produziu mais de 27 milhões de motos, com destaque para a CG, veículo mais vendido do Brasil, além de quadriciclos e de motores estacionários que formam a linha de Motores e Máquinas, também composta por motobombas, roçadeiras, geradores e cortadores de grama. 
Para facilitar o acesso aos produtos da marca, em 1981 nasceu o Consórcio Honda, administradora de consórcios referência no mercado nacional, que faz parte da estrutura da Honda Serviços Financeiros, também composta pela Seguros Honda e o Banco Honda. 
Dando continuidade à trajetória de crescimento, em 1992 chegavam ao Brasil os primeiros automóveis Honda importados e, pouco tempo depois, em 1997 a Honda Automóveis do Brasil iniciava a produção, em Sumaré (SP). 
A segunda planta de automóveis da marca, construída na cidade de Itirapina (SP), foi inaugurada em 2019 e concentra, atualmente, toda produção dos modelos locais, enquanto a unidade de Sumaré se consolida como centro de produção de motores e componentes, desenvolvimento de produtos, estratégia e gestão dos negócios do grupo Honda. 
Atualmente, 2 milhões de automóveis da marca já foram produzidos em solo nacional. 
Durante esses anos, a empresa também inaugurou Centros Educacionais de Trânsito, de Treinamento Técnico, de Distribuição de Peças e de Pesquisa & Desenvolvimento. 
Estruturou uma rede de concessionárias hoje composta por aproximadamente 1.300 endereços. Em 2014, em uma iniciativa inédita no segmento, a Honda inaugurou seu primeiro parque eólico do mundo, na cidade de Xangri-Lá (RS). 
O empreendimento supre toda a demanda de energia elétrica das plantas de automóveis no interior de São Paulo e do escritório na capital paulista, reduzindo os impactos ambientais das operações da empresa. Em 2015, a Honda Aircraft Company anunciou a expansão das vendas do HondaJet, o jato executivo mais avançado do mundo, para o Brasil. 
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ZC Jacaré, BH Jorn. MTb: 16.740 / MG   
 Jacaremoto.com.br, Coluna do Jacaré, jornal do Jacare, Instagram: @jacaremoto
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