BMW R 18: Harley e Indian ganham rival clássica com tecnologia de verdade

    Modelos R 18 e R 18 First Edition são vendidos no EUA e Europa, primeiramente

Europa – 28/3/20 – Finalmente a BMW lançou na Europa e no EUA o modelo cruiser R 18 2021 com visual arrojado lembrando o estilo antigo com estética limpa, mas muito bem arranjado com preto e cromados artisticamente colocados. O farol redondo com LED, o tanque em gota e o painel redondo de LCD, aprimoram a beleza do modelo.
.
De volta as origens da marca alemã, com motos clássicas, diferentemente da mais famosa do mundo, a Harley, a nova BMW R 18 2021 mistura a imagem antiga, bem trabalhada e requintada, com a modernidade: uso de tecnologia de ponta nos sistemas de gerenciamento e no motor boxer, de alto desempenho mesmo com a refrigeração a ar.
.
O motor bicilíndrico é o maior da BMW e segue a tradição da construção boxer (cilindros opostos) da marca, sua característica principal, e que, numa moto cruiser, favorece a estabilidade e agilidade pois o peso é centralizado ficando mais abaixado, próximo ao chão.
Ao que podemos inferir, da observação simples do modelo, será fácil de pilotar e boa de curva também. Veremos.
Motor mais potente
A usina de força é composta por motor de dois cilindros opostos, sendo o maior boxer já usado em motos de produção em série. Ele tem 1.802 cc, dotado de cabeçote de oito válvulas e refrigeração a ar. A potência é de 92 cv a 4.750 rpm (A Harley esconde esse dado de seus motores. Pq?) e o torque é de 16 kgfm a 3.000 rpm.
A fabricante informa que a R 18 pode ir de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e atingir até os 180 km/h.
O painel redondo da nova cruiser BMW R 18 2021 tem LCD

Como é praxe na BMW, a nova R18 foi projetada consoante com a mais avançada tecnologia da qual ela está recheada. Nada de adaptações e motor reaproveitado com o aumento de cilindrada; na BMW R 18 o belo visual é antigo e só; o resto é tudo atual, desde o projeto. Dessa forma, ela vem equipada com modos de pilotagem selecionáveis, controle de tração, controle de saída em rampas, assistente de ré e farol de LED, além de alarme e manoplas aquecidas.

R 18 First Edition é uma clássica veloz: de 0 a 100 km/h em 4,8 seg.
Chassi tubular de aço
O chassi é de berço de aço tubular, com na maioria de moto desse segmento. A suspensão, traseira usa o sistema Cantilever com ajuste de pré-carga da mola e na dianteira adota o garfo telescópico de 49 mm de diâmetro e 120 mm de curso. As rodas são raiadas com aro 19 na frente e 16 na traseira. Os pneus são 120/70-19 e 180/65/16. Os freios têm ABS.
Os modelos estão disponíveis, para pre-venda com entrega em setembro, no EUA e na Europa. A exclusiva versão R 18 First Edition chega com pintura preta e detalhes em discretas faixas brancas, várias peças cromadas e diferencial do logotipo “First Edition” e versão básica R 18 tem preta metálica.
Os preços lá fora são de US$ 17.500 (R$ 90 mil aproximados) para a BMW R 18 básica e de US$ 19.800 (R$ 104 mil) para a BMW R 18 First Edition.
  BMW R 18 ostenta motor boxer dois cilindros, 1.800 cc e 92 cv
Possivelmente o modelo pode vir para o Brasil, mas não há nada confirmado ainda. Ao que parece, num primeiro momento, a nova cruiser R 18 tem a missão de competir diretamente, no EUA, com Harley-Davidson e Indian.
.
.
                Ficha técnica: BMW R 18 2021
Motor: boxer bicilíndrico, 1.800 cc, 8 válvulas e refrigeração a ar
Potência: 92 cv a 4.750 rpm
Torque: 16 kgfm a 3.000 rpm
Chassi: aço tubular
Peso seco: 345 kg
Tanque: 16 L
Pneus: 120/70-19 (D) e 180/65/16 (T)
Freios ABS: disco (T) e 2 discos (D)
.
Emblema que identifica o modelo R 18 First Edition 2021

 

            Coluna do Jacaré – BH – https://jacaremoto.com.br/
Share on facebook
Share on twitter
X