Honda apresenta modelo superesportivo com mais avanços vindos direto das pistas do MotoGP
A duas versões da Honda CBR 1000RR 2019, a Fireblade e a Fireblade SP, já estão nas lojas Honda Dream em todo Brasil. Em 2017 elas foram superatualizadas, agregando recursos do time HRC no MotoGP, e pularam à frente da maioria dos concorrentes superesportivos – A Honda vem liderando a prova mundial. Agora, os modelos 2019 se beneficiaram, no último ano, de recursos de engenharia de construção do mais ágil chassi e atualizações de eletrônicas, que a fizeram líder da principal prova mundial.
As novas CBR 1000RR, foram melhoradas até ao mais alto nível, capturando tudo do que se aprende e adota na prova mundial. As novas CBR são quase um clone da moto de Marc Márquez, a Honda RC 213V, com a versão Fireblade SP se assemelhando ainda mais por seus equipamentos de primeira linha de competição.
Nos novos equipamentos o piloto tem total liberdade de acertar todos os sistemas ao seu estilo de pilotagem. O refinado sistema HSTC responde de imediato aos comandos do acelerador eletrônico e melhora as saídas nas curvas. Como novidade especial as novas CBR 1000RR têm o controle de empino, independente, com mais autonomia para o caso de pistas; o controle de tração especial com três modos de atuação e o sistema de ABS modulante, que atua de acordo com o HSTC, agindo de forma inteligente, nas rodas traseira, durante as reduções e, na frente também, durante as curvas. E isso é só o começo, pois a eletrônica é o forte do modelo.
O motor é uma usina de força que catapulta a CBR para os pódios por conta de seu avanço tecnológico, dos sistemas empregados no seu funcionamento e os de controle. Ele foi todo reformulado. Trata-se de um tetracilíndrico de 1000 cc, 16 válvulas, refrigeração líquida, com aumento de potência para 191,7 cv a 13.000 rpm e do torque para 11,82 kgfm a 11.000 rpm, e, além disso, ficou mais compacto. Isso tudo para mover um peso de apenas 183 kg. O câmbio tem seis marchas e agrega tudo de mais atual na interação embreagem/caixa de marchas. O escape é 4x2x1 em titânio.
Mais informações na By Moto – Honda Dream, em BH e Independência Motos Honda Dream, em Juiz de Fora.
MOTONOTÍCIAS
* Uma das mais tradicionais lojas de peças street e off-road, a Terra Motos, no Barreiro, BH, repaginou a sua butique. Mas, o mais importante é a nova gerente, a famosa piloto de Enduro, Marcela Gonçalves, que, com sua experiência, trouxe novos produtos e peças para atender aos anseios dos pilotos. Boa sorte Marcela.
* E por falar em butique, faço um alerta. A compra de produtos pela internet traz alguns problemas. Antes de fazer a compra veja se há peças de reposição (capacetes por exemplo) e se o preço na loja perto de você não vale a pena, ante o risco posterior de demora e de falta de produtos de troca. Fica esperto.