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Honda lança novas CB 650F e CBR 650F no mercado brasileiro

Sucesso absoluto no exterior, modelos chegam à rede Honda como novas opções em alta cilindrada; Hornet CB 600 sairá de cena*


16/10/2014

*Nota do Jacaremoto: As novas 650 têm 87 cv (102 na Hornet) a 11.000 rpm com torque de 6,4 kgfm a 8.000 rpm: modelo  tem cavalaria menor, mas ganha torque otimizado para uso urbano com menos trocas de marchas; chassi é de aço e a suspensão dianteira é simples; é um projeto totalmente novo uma outra moto; a Hornet CB 600F sairá de linha temporarimante para voltar atualizada e com motor de 800, ou perto disso.O preço das novas 650 também diminuiu em relação a Hornet.

Dois lançamentos, que representaram um dos maiores destaques no 71º Salão de Milão (itália)  de 2013, passam a ser comercializados também no Brasil. Tratam-se da street fighter naked CB 650F (pelada) e da esportiva CBR 650F (carenada) , que serão produzidas na fábrica da Moto Honda da Amazônia, em Manaus (AM). Como resultado, a empresa se reposiciona no segmento e passa a oferecer produtos com novos conceitos, mais modernos e com alta tecnologia, em sintonia com o mercado atual de motos nessa faixa específica de cilindrada.

Tanto a CB 650F quanto a CBR 650F simbolizam uma verdadeira evolução na categoria, com produtos totalmente novos, que não compartilham nenhuma característica técnica com outra motocicleta da marca disponível no mercado brasileiro. Desde o início, o desenvolvimento do projeto esteve voltado a um novo produto para atender aos consumidores mais jovens, que não abrem mão de desempenho e design moderno e buscam preços mais acessíveis. Com foco na esportividade e facilidade de pilotagem, o desafio foi criar um estilo ousado e atraente, além de iniciar um novo capítulo no lista de produtos oferecidos pela marca nessa faixa de cilindrada.


Nova Honda CB 650F (naked) com 87 cv e suspensão dianteira simples


O desenvolvimento das novas CB 650F e CBR 650F ficou sob a responsabilidade de uma equipe formada por jovens engenheiros da Honda. Do chassi ao motor, os modelos trazem uma proposta totalmente diferenciada. Devem despertar a atenção de motociclistas das categorias street e esportiva, além de representar uma ótima opção de upgrade do segmento de 500 cc.

As características técnicas também beneficiam o piloto novato, recém-saído da faixa de cilindrada entre 250 e 300 cc uma vez que todo o conjunto tem tecnologia mecânica e ciclística mais simples e compacta, adequadas para o uso diário em grandes cidades ou estradas.

Conceito inovador

A tradição da Honda com as primeiras versões da linha CB, equipadas com os lendários motores de quatro cilindros da década de 1970, ou mesmo nas versões superesportivas de competição, representou uma receita de sucesso que também contribuiu para a criação dos modelos lançados agora no Brasil.

Todo esse legado serviu de inspiração para um projeto sem precedentes, iniciado totalmente do zero. Seu desenvolvimento teve como base pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias, adequações à atual legislação ambiental, além de padrões conceituais mais alinhados às atuais necessidades do consumidor brasileiro.


 CBR 650F (carenada), opcional de freio ABS,  moto nova sem nada da antiga Hornet CB 600F que  deve sair de cena
 

Desempenho e conforto (motor ganhou cilindrada e perdeu potência em relação a CB 600)

O motor é um dos principais destaques e compartilhado em ambas as versões. Totalmente novo, possui quatro cilindros em linha, com sistema DOHC (Double Over Head Camshaft), duplo comando de válvulas no cabeçote, 649 cc de capacidade, arrefecido a líquido. A potência máxima é de 87 cv a 11.000 rpm com torque de 6,4 kgfm a 8.000 rpm. O câmbio é de seis velocidades, com a transmissão final feita por corrente.

Econômico, versátil e compacto, oferece força e torque em qualquer rotação, mas com respostas mais suaves para o piloto, especialmente até os 4.000 rpm, característica que irá facilitar deslocamentos com tráfego intenso ou em baixas velocidades. Neste sentido, sua concepção também considerou o desempenho na faixa acima dos 6.000 rpm, para pilotagem em vias mais rápidas. O objetivo foi assegurar uma condução mais eficiente, principalmente em velocidades de cruzeiro em estradas.


Painel comum das Honda CB 650F e CBR650 F lançadas no Brasil um ano ap´so chegar na Europa


Simples e inovadora, a estrutura mecânica foi concebida com dutos internos no motor para passagem de água e fluidos. A proposta foi eliminar mangueiras externas e dar um visual mais limpo e moderno. Outro ponto de destaque é o posicionamento do filtro e radiador de óleo, alocados em posições estratégicas que permitiram um visual mais clean, além da utilização de um escapamento lateral com ponteira curta e esportiva.

A taxa de compressão do motor é de 11.4:1, com diâmetro e curso dos pistões em 67 x 46 mm. Fabricados com a tecnologia Computer Aided Engineering (CAE), trabalham agora de forma a minimizar o atrito graças à assimetria de suas saias, que reduz o contato com o interior do cilindro e garante uma melhor transferência de calor.

Concebida sob a mesma tecnologia, a câmara de combustão também recebeu tratamento especial, com componentes revestidos em vanádio (tipo especial de aço inoxidável, formado pela combinação de diferentes ligas) para melhorar a performance. Pequenas fissuras para respiração na parede interna do cárter durante o movimento dos cilindros auxiliam na melhora do desempenho, reduzindo perda de força no bombeamento em rotações mais altas. Outra novidade é o sistema de indução que regula o fluxo de ar do motor. Sua função é melhorar o torque em acelerações mais bruscas.

Eficiente e moderno, o propulsor conta com injeção eletrônica PGMF-I (Programmed Fuel Injection) de última geração, com quatro sensores no corpo da borboleta, responsáveis por uma leitura mais precisa. Além disso, a programação no mapeamento eletrônico foi otimizada. Em conjunto, os dois sistemas resultam em economia de combustível e baixa emissão de poluentes. A nova linha 650 cc já está em conformidade com o Promot 4 - Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares no Brasil.


Com as novas CB 650F e CBR 650F, a Honda espera também atender seu público-alvo na faixa formada por consumidores com menos experiência ou aos que preferem deslocamentos mais tranquilos, com conforto e segurança.

Para isso, além de uma arquitetura mecânica moderna, seu conjunto ciclístico foi projetado para oferecer um modelo menos arisco nesta faixa de cilindrada. A ideia foi seguir uma tendência de mercado mundial, com a proposta de um conceito totalmente novo, um conjunto simplificado e acessível, mas com desempenho e qualidade presentes em outras motocicletas da Honda comercializadas no exterior.

Comum nas duas 

Em comum, a CB 650F e a CBR 650F compartilham a mesma base. As diferenças são mínimas e basicamente visuais, mas presentes principalmente em razão do apelo mais esportivo com o uso de carenagens na CBR. Neste ponto, destaque apenas em suas dimensões e guidões. Na CB 650F, as medidas são de 2110 mm x 775 mm x 1120 mm para comprimento, largura e altura, respectivamente; já na CBR 650F os valores são de 2110 mm x 755 mm x 1145 mm. Outra diferença está no semi-guidão, presente apenas na CBR, que traz um visual diferenciado, mais agressivo.

Painel completo

Os painéis dos dois modelos compartilham a mesma instrumentação, com indicação de velocímetro, tacômetro e relógio digitais, medidor gráfico de combustível, hodômetros parcial e total, além de avisos luminosos sobre o funcionamento elétrico dos componentes. Em ambas, o tanque de combustível é amplo e tem capacidade de 17,3 litros, que garante excelente autonomia. O grupo óptico segue protegido por semicarenagens, com para-brisa incorporado à CBR 650F. Os faróis estão equipados com lâmpadas de 55 w.

O quadro nas duas motocicletas é em aço e do tipo Diamond, com ótima rigidez, que fixa o motor em um posicionamento levemente adiantado, como forma de distribuir melhor o peso e proporcionar um equilíbrio dinâmico mais eficiente. Um dos pontos mais explorados pela engenharia Honda nas novas CB 650F e CBR 650F foi justamente manter o equilíbrio ao buscar uma centralização de massas eficaz para todo o conjunto.

Os bancos possuem dois níveis, revestidos em espuma macia, que garantem conforto, melhor postura e facilidade na pilotagem. A rabeta curta segue uma padronização com design moderno e arrojado. Aliás, as formas compactas da parte mecânica e ciclística foram bem exploradas no desenvolvimento do projeto e muito bem adequadas. O resultado pode ser conferido no desempenho, com ótimas respostas em curvas nas duas versões.

Nos dois modelos, a balança traseira é do tipo monochoque em alumínio fundido. Seu desenho inovador apresenta uma forma curvilínea sobre o silenciador, à direita, com componentes forjados, sem utilização de solda. Totalmente ajustável e com curso de 43,5 mm, permite sete estágios de configuração na pré-carga da mola. As rodas traseiras, nos dois modelos, são de 17 polegadas e equipadas com pneus 180/55-ZR17M/C. O sistema de freio possui disco com diâmetro de 240 mm e cáliper simples.

Suspensão dianteira simples

Na dianteira, a suspensão de ambas apresenta garfo telescópico convencional de 41 mm, com curso de 120 mm. As rodas são de 17 polegadas e pneus 120/70-ZR17M/C. O freio tem dois discos duplos de 320 mm, com cáliper duplo. Os modelos contam com versão equipada com sistema ABS (Anti-lock Brake System), que garante segurança e grande eficiência em situações adversas de pilotagem. Outro item presente nas duas versões é o sistema H.I.S.S. (Honda Ignition Security System), que dificulta a possibilidade de furto ou roubo. Com essa tecnologia, somente a chave original pode acionar o motor por meio da leitura de um chip eletrônico.

Cores e preços

A CB 650F estará disponível nas cores preta (STD e ABS) e tricolor – branca,  azul e vermelha - (ABS), inspirada no Team HRC. Já a CBR 650F será oferecida na cor vermelha (STD e ABS) e branca (ABS).
Os preços públicos são: CB 650F R$ 28.990,00 (STD) / R$ 31.190,00 (ABS) / R$ 31.690,00 (ABS Team HRC) e CBR 650F R$ 30.690,00 (STD) / R$ 32.890,00 (ABS), base estado de São Paulo, sem despesas com frete e seguro. Os modelos têm garantia de um ano, sem limite de quilometragem.


                 FICHA TÉCNICA: HONDA CB E CBR 650F 2015
Motor: 4T,  4 cilindros em linha, 649 cc, cabeçote DOHC com 16 válvulas, refrigeração líquida e injeção
Potência: 87 cv a 11.000 rpm     Torque: 6,4 kgfm a 8.000 rpm
Câmbio: seis marchas
Pneus:  (T) 180/55-ZR17M/C  (D) 120/70-ZR17M/C
Freios: (D)  2 discos duplos de 320 mm, com cáliper duplo   (T)  disco 240 mm e cáliper simples; ABS opcional
Peso cheio: 206 kg  e 211 kg (carenada)       Tanque: 17,3 litros     
Dimensões: 2.110 mm X 755 mm X 1.120 mm e 2.110 mm X 755 mm X 1.145 mm (carenada)
Suspensão: (D)  ambas com garfo telescópico convencional de 41 mm
(T) Monochoque
Preço SP: CB 650F R$ 28.990,00 (STD)  - CBR 650F R$ 30.690,00 (STD)

Imprensa Honda/Linkpress Assessoria e Comunicação   - Crédito: Honda/divulgação

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Tags: nova hornet , 650, CBF650, CBR 650, CB650F, novidades, lançamentos, honda, naked, carenada,



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