Notícias / Legislação
VOLTAR

As mais vistas no Jacaré

CBM e motociclistas na Câmara dos Deputados


Show de rock

Jacaremoto Rock Festival 2015


Nova 150 Start

Nova CG 150 Start básica de R$ 6.350, acaba com a linha CG 125


Ver Todos

Protetor de (pernas) descarga é obrigatório

A partir de 1º janeiro motos novas devem vir com o equipamento


10/12/2007

Motos fabricadas a partir de janeiro devem vir de fábrica com o equipamento protetor térmico, contra queimaduras, acoplado no escapamento.

 

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou mais uma medida que trará maior proteção e segurança aos motociclistas e caronas. As motonetas, motocicletas e triciclos fabricados a partir de 1° de janeiro de 2009 deverão possuir escapamento com redutor de temperatura (protetor de descarga térmico).

 

[#protdesc.bmp]

 

A norma editada pelo Contran, por meio da Resolução 228, visa promover mais segurança à saúde e a integridade física dos condutores e passageiros desses veículos. O protetor de escapamento deverá ser dimensionado para manter a temperatura de sua superfície em nível térmico adequado ao uso seguro da moto. Com esse dispositivo, lesões como queimaduras poderão ser evitadas ao subir na moto e também em casos de acidentes principalmente em quedas.

 

A maioria das motos (Yamaha, Traxx, Suzuki etc), já estava vindo há muito tempo, com este acessório protetivo, mas algumas marcas não ofereciam este equipamento, que muitos acham que é apenas para enfeitar o seu cano de descarga.

No mercado de reposição de peças também poderá haver uma queda nas vendas desse equipamento com essa nova determinação do Contran que vai vigorar para as motos fabricadas em janeiro.

 

Veja mais em www.denatran.gov.br/resolucoes.htm

 

ZCJ/ www.jacaremoto.com.br

dez/07



Notícias RELACIONADAS


Jacaremoto
Facebook Jacaremoto Twitter Jacaremoto

É permitida a reproduçao de qualquer matéria deste site, em qualquer meio de comunicação, com a prévia autorizaçao do Jacaremoto, e com a referência de onde foi extraído o texto, ou seja, o site jacaremoto.com.br. As matérias assinadas sao de responsabilidade de seus autores.
© Desde 1999. jacaremoto.com.br. Todos os direitos reservados.